Espetáculo midiático como manipulação das massas na adaptação cinematográfica Jogos vorazes: em chamas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFioruci, Wellington Ricardo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605-
Autor(es): dc.contributorBecker, Marcia Regina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3119994378850818-
Autor(es): dc.contributorMello, Sânderson Reginaldo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1965169918153347-
Autor(es): dc.contributorFioruci, Wellington Ricardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605-
Autor(es): dc.creatorPassaura, Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:06:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:06:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088969-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze how the media spectacle occurs as a form of mass manipulation in the film adaptation of The Hunger Games: Catching Fire. To this end, it is important to note that the contemporary era opens space for new dialogues between the arts, so that while classical European literature was previously considered the most important art, over time, the possibility of understanding and analyzing other ways of telling a story has become visible. In order to construct the research, it is important to create a space for discussion on questions of intermedialities, film adaptation, and the construction of the film image, through cinema and literature. Thus, the authors who will constitute the work will be the studies of Clüver (1997, 2006), Rajewsky (2012) and Müller (2012), which provide an understanding of intermedialities; the construction of intertextuality by Genette (2005) and Stam (2006); consecutively, questions about fidelity and cinematographic adaptation, which will be discussed through Stam (2006) and Hutcheon (2013). The methodology used is through the bibliographical readings presented, which help in the objective of the research, which is precisely to understand this construction of the manipulation of the masses within the work, through the constructed media. In this way, the study presents this bridge between literature and cinema that provides an opportunity to look at the contemporary, in which the reader and viewer can immerse themselves within a narrative creation. It is clear, therefore, that the construction of the research provides an opportunity to understand media manipulation, based on the construction of the society of Panem, as well as the technological and dystopian issues that are key points for the narrative.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo visa analisar como acontece o espetáculo midiático como forma de manipulação das massas na adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes: Em Chamas. Para tanto, é importante observar que o contemporâneo abre espaço para novos diálogos entre as artes, de modo que se antes pensava-se em uma literatura clássica europeia que era vista como a arte mais importante, com o decorrer do tempo a possibilidade de entender e analisar outras formas de contar uma história tornou-se visível. Para a construção da pesquisa torna-se importante criar um espaço de discussão sobre questões de intermidialidades, adaptação cinematográfica e a construção da imagem fílmica, por meio do cinema e literatura. Dessa maneira, os autores que constituirão o trabalho serão os estudos de Clüver (1997, 2006), Rajewsky (2012) e Müller (2012), que oportunizam uma compreensão sobre intermidialidades; a construção da intertextualidade por Genette (2005) e Stam (2006); consecutivamente, questões sobre fidelidade e adaptação cinematográfica, que serão discutidas por meio de Stam (2006) e Hutcheon (2013). A metodologia utilizada é por meio das leituras bibliográficas apresentadas, que auxiliam no objetivo da pesquisa que é justamente compreender essa construção da manipulação das massas dentro da obra, por meio da mídia construída. Dessa maneira, o estudo apresenta essa ponte entre literatura e cinema que oportuniza um olhar para o contemporâneo, em que o leitor e telespectador pode imergir dentro de uma criação narrativa. Percebe-se, portanto, que a construção da pesquisa oportuniza a compreensão da manipulação midiática, a partir da construção da sociedade de Panem, bem como, as questões tecnológicas e distópicas que são pontos chaves para a narrativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptações para o cinema-
Palavras-chave: dc.subjectDistopias-
Palavras-chave: dc.subjectIntermidialidade-
Palavras-chave: dc.subjectFilm adaptations-
Palavras-chave: dc.subjectDystopias-
Palavras-chave: dc.subjectIntermediality-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleEspetáculo midiático como manipulação das massas na adaptação cinematográfica Jogos vorazes: em chamas-
Título: dc.titleMedia spectacle as manipulation of the masses in the film adaptation the Hunger games: catching fire-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.