Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Bido, José Mateus | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Nathália Prestes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36297 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088892 | - |
Descrição: dc.description | This work has as objective to present teaching possibilities related to the English Language curricular component, considering the conditions and needs of students who has Attention Defficit Huperactivity (ADHD). It is justified by the theme relevance due to the shortage of studies on this subject, as well as the demand in the school envionment, considering that Education professionals need to direct their metodological procedures and evaluations to include all the forms of learning that are present in their school context, providing education for all. It is a bibliographical research and has, as Theoretical Foundation, the ADHD concept according to the current literature aboout neurodevelopment disorders, studies related to the ADHD teaching-learning process and the English Language teaching methods. It is expected, with whis work, to contribute with the school and academic community, so that teachers has the opportunity to make contact with teaching possibilities in the classroom, to give students with learning difficulties conditions to acquire the knowledge of a foreign language in a sactisfatory way. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de ensino voltadas para o componente curricular de Língua Inglesa, considerando as condições e necessidades de aprendizagem de estudantes que possuam Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Justifica-se a relevância do tema em questão pela escassez de estudos sobre o assunto, assim como a demanda no ambiente escolar, haja vista que os profissionais da Educação precisam direcionar seus procedimentos metodológicos e avaliações de forma a incluir todas as formas de aprendizagem que estão presentes em seu cotidiano escolar, oportunizando assim o conhecimento a todos. A pesquisa é de natureza bibliográfica e possui como fundamentação teórica o conceito de TDAH de acordo com a literatura existente sobre transtornos do neurodesenvolvimento, estudos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com TDAH e a metodologia de ensino de Língua Inglesa. Espera-se, com este trabalho, contribuir com a comunidade acadêmica e escolar, de forma que os professores tenham a oportunidade de entrar em contato com possibilidades de trabalho em sala de aula, para que os estudantes com dificuldades de aprendizagem tenham condições de adquirir conhecimento de uma língua estrangeira de forma efetiva e satisfatória. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento das crianças - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral assessment of children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Possibilidades do ensino de língua inglesa para alunos com TDAH | - |
Título: dc.title | Possibilities of teaching english language for students with ADHD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: