Análise de propostas de ensino de cinemática para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriano Hidalgo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula Cardoso da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:05:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:05:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088880-
Descrição: dc.descriptionThe study of Kinematics, the theme of this work, is fundamental for understanding the world. However, there are few studies that present short course proposals using low cost kits for teaching and learning for high school. Therefore, a short course, related to the cinematic theme, was elaborated and applied to a group of students in the first year of high school, from a public college in the city of Goioerê. To survey the students' previous conceptions about kinematics, two questionnaires were applied (one before the beginning of the work and another after the application of the short course). From the results, it was found that, due to the lack of prior knowledge about kinematics, students presented a limited understanding of some concepts. However, after applying the short course, the activities carried out by the students indicated that they broadened their understanding of the topic, overcoming some previous misconceptions presented in the pre­test.-
Descrição: dc.descriptionO estudo da Cinemática, tema deste trabalho, é fundamental para a compreensão do mundo. No entanto, existem poucos trabalhos que apresentam propostas de minicurso com a utilização kits de baixo custo para o ensino e aprendizagem para o Ensino Médio. Diante disso, foi elaborado e aplicado um minicurso, relacionado ao tema cinemática, a um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Goioerê. Para fazer um levantamento das concepções prévias dos estudantes acerca da cinemática, foram aplicados dois questionários (um antes do início do trabalho e outro após a aplicação do minicurso). A partir dos resultados, verificou-­se que, devido à falta de conhecimento prévio sobre cinemática, os estudantes apresentaram uma compreensão limitada de alguns conceitos. Contudo, após a aplicação do minicurso, as atividades realizadas pelos aluno sindicaram que eles ampliaram a sua compreensão sobre o tema, superando algumas concepções prévias equivocadas apresentadas no pré-­teste.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAnálise de propostas de ensino de cinemática para o ensino médio-
Título: dc.titleAnalysis of kinematics teaching proposals for high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.