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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Theodoro, Joseane Debora Peruço | - |
Autor(es): dc.contributor | Theodoro, Joseane Debora Peruço | - |
Autor(es): dc.contributor | Fazolo, Ajadir | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rafael Montanhini Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Watanabe, Lucas Hiroyuki Okuhama | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088808 | - |
Descrição: dc.description | In recent decades there has been an exponential increase in the national fleet of light vehicles, due to their greater practicality and convenience. Advances in technology have made engines more efficient, but as the national fleet grows every year, it is important to have a better idea of the pollutants emitted by vehicles, which can pose a risk to health. This study complements previous studies carried out at the Federal Technological University of Paraná - Londrina Campus. The study is based on work carried out at the University by former graduates on the same subject, with information on vehicles registered by students, teachers and staff who visit the University on a daily basis, this is used to measure emissions for each vehicle individually using INMETRO's PBE tables for Non-Methane Hydrocarbons (NHCM), Nitrogen Oxides (NOx), Carbon Monoxide (CO) and Carbon Dioxide (CO2) (from fossil fuels - gasoline) in g/km, the latter in Kg/km. For the 241 vehicles validated, the CHEVROLET, FIAT, VOLKSWAGEN, RENAULT AND PEUGOET models are the biggest contributors to daily emissions of atmospheric pollutants. Taking all the vehicles into account, the daily totals are 72.769 g of NHCM, 1190.341 g of CO, 104.929 of NOx and 349.707 Kg of CO2 (from fossil fuels - gasoline). In conclusion, we encourage the use of more sustainable means of transportation and further research into the emission values of atmospheric pollutants. | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas vem se observando um aumento exponencial na frota nacional de veículos leves, isso se dá pela maior praticidade e cômodo. Com o avanço da tecnologia se tem uma maior eficiência dos motores, mas como a frota nacional cresce a cada ano, é importante ter uma noção maior dos poluentes emitidos pelos veículos, podem trazer risco a saúde com isso esse estudo vem para a complementação de estudos feitos anteriormente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. O estudo tem como base trabalhos realizados na Universidade por ex egressos com a mesma temática, com as informações de veículos cadastrados por discentes, docentes e servidores que veem a Universidade diariamente, com isso realizar a mensuração a partir das tabelas PBE do INMETRO de emissões para cada veículo individualmente os valores de Hidrocarbonetos Não Metano (NHCM), Óxidos Nitrogenados (NOx), Monóxido de Carbono (CO) e Dióxido de Carbono (CO2) (proveniente do combustível fóssil – gasolina) em g/km, o último é considerado em Kg/km. Para os 241 veículos validados, os modelos das marcas CHEVROLET, FIAT, VOLKSWAGEN, RENAULT E PEUGOET são os maiores contribuintes nas emissões diárias de poluentes atmosféricos, levando em consideração todos os veículos, diariamente somados tem se 72,769 g de NHCM, 1190,341 g de CO, 104,929 de NOx e 349,707 Kg de CO2 (proveniente de combustível fóssil – gasolina). Finalizando com um incentivo a utilização de meios mais sustentáveis e uma maior investigação dos valores de emissão dos poluentes atmosféricos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ar - Poluição - Medição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Air - Pollution - Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pollutants | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
Título: dc.title | Investigação das contribuições de emissões atmosféricos causados por veículos automotores leves: Estudo de caso UTFPR- LD | - |
Título: dc.title | Investigation of the contributions of atmospheric emissions caused by light motor vehicles: UTFPR- LD case study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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