Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Zimmermann, James Jeison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35825 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088722 | - |
Descrição: dc.description | Mathematics, and teacher-student relationship. The abstracts of the articles resulting from the searches were read, and seven were selected for inclusion in this study. Through Discursive Textual Analysis, these articles were organized, analyzed, and categorized by types of relationships: traditional relationship, dialogue-based relationship, empathy and affection-based relationship, and dysfunctional relationship. After the analysis, it was concluded that the traditional relationship showed a certain convergence among the research. On the other hand, the dialogue-based relationship is considered by several authors as essential in teaching and learning situations, precisely because it allows freedom to question and brings students closer to knowledge. It is noteworthy that the teaching and learning process is not unique, as it involves different situations to be effective (or not). In turn, the relationship of empathy and affection requires the teacher to recognize the students' difficulties and enable them to feel part of the process. In general, it was concluded from the analyzed articles that the ideal is to seek a dialogue relationship with empathy and affection, aiming for effectiveness in teaching and learning at all moments of school life, especially for adult students. | - |
Descrição: dc.description | Este ensaio tem por objetivo geral analisar a abordagem, em artigos bibliográficos, na área de Educação Matemática, da relação professor e aluno nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta dos dados – artigos, foi realizada via plataformas virtuais, com enfoque nos termos EJA, Matemática e relação professor e aluno. Os resumos dos artigos resultantes das buscas foram lidos, e sete foram selecionados para comporem este estudo. Estes artigos, por meio da Análise Textual Discursiva foram organizados, analisados e categorizados por tipos de relações: relação tradicional, relação baseada no diálogo, relação de empatia e afetividade e relação disfuncional. Após a análise, concluiu-se que a relação tradicional apresentou uma certa convergência entre as pesquisas. Já a relação baseada no diálogo é considerada por vários autores como essencial nas situações de ensino e aprendizagem, justamente por possibilitar a liberdade de questionar e aproximar o aluno do conhecimento. Destaca-se que o processo de ensino e de aprendizagem não é único, por envolver diferentes situações para que se efetive (ou não). Por sua vez, a relação de empatia e afetividade exige que o professor reconheça as dificuldades dos alunos e possibilite que eles se sintam parte do processo. De forma geral, concluiu-se dos artigos analisados que o ideal é buscar uma relação de diálogo com empatia e afetividade, visando a efetividade no ensino e na aprendizagem em todos os momentos da vida escolar, especialmente para os alunos adultos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação afetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affective education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | A relação professor e aluno na EJA: como este tema é abordado nos artigos? | - |
Título: dc.title | Teacher-student relationship in youth and adult education: how is this theme addressed in the articles? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: