Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Maria Elizete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25197 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088704 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa que tem como título “A Literatura de Cordel no ensino da Língua Portuguesa" tem como objetivo pesquisar a Literatura de Cordel, pontuando sua história e suas características no cenário brasileiro como tipo de texto com influência cultural nordestina, elencando autores e apresentando como fonte de pesquisa que desenvolve a leitura e a oralidade. A pesquisa apresenta uma abordagem teórica realizada por meio de pesquisa bibliográfica em textos e autores que discorrem sobre o assunto e será dividida em três partes. Na primeira parte discute-se sobre a importância da diversidade de textos para desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno, ressaltando a literatura de cordel; na segunda parte apresenta-se a origem e características da literatura de cordel, elenca-se os principais escritores cordelistas e apresenta-se a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, que reúne em seu acervo expoentes cordelísticos e uma vasta coletânea de textos. Na terceira parte, pontua-se sobre o trabalho do professor de língua portuguesa com a literatura de cordel, que auxilia e incentiva a aprendizagem do aluno. Conclui-se a pesquisa ressaltando que o cordel é um texto poético e de linguagem simples, que representa o imaginário ou o real e suas manifestações culturais, com suas características próprias. Teve sua ascensão na região nordeste e deve fazer parte da coletânea de textos que o professor apresenta na sala de aula para desenvolver a leitura e a oralidade dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura de cordel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chapbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orality in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | A literatura de cordel no ensino da língua portuguesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: