Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Thiago Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Dorini, Leyza Elmeri Baldo | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Bruno Padilha | - |
Autor(es): dc.creator | Calegari, Flávio Esplugues Sanches | - |
Autor(es): dc.creator | Kobellarz, Jordan Kaique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088693 | - |
Descrição: dc.description | In order to understand the factors and mechanisms that motivate users to actively participate in Virtual Communities (VCs), a systematic literature review was carried out, based on articles obtained from Portal de Periódicos da CAPES, from which twenty four factors and fourteen motivating mechanisms were obtained, related to the success of this kind of community. A new VC was developed, implementing some of the motivating mechanisms found in the literature, whereby it was possible to verify which factors could have motivated certain types of participation, by means of asking open questions to the users. The obtained answers allowed to identify the most relevant motivating factors according to the VCs users. The depicted motivating factors were personal gains, learning and social interaction. | - |
Descrição: dc.description | Com o objetivo de compreender os fatores e mecanismos que motivam usuários a participar ativamente em Comunidades Virtuais (CVs), foi realizada uma revisão sistemática da literatura com base em artigos obtidos por meio do Portal de Periódicos da CAPES, dos quais foram extraídos vinte e quatro fatores e quatorze mecanismos motivadores que poderiam estar relacionados ao sucesso desse tipo de comunidade. Uma nova CV foi desenvolvida implementando alguns dos mecanismos motivadores encontrados na literatura, por meio da qual foi possível verificar quais fatores poderiam ter motivado determinados tipos de participação, fazendo-se perguntas abertas aos usuários. As respostas obtidas permitiram identificar os fatores motivadores mais relevantes para os usuários da CV, sendo eles a motivação por ganhos pessoais, aprendizado e interação social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swarm intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Fatores e mecanismos motivadores em comunidades virtuais | - |
Título: dc.title | Antecedents and motivation factors of participating in virtual communities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: