Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4014-5610 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1670264521787554 | - |
Autor(es): dc.contributor | Prim, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7199-313X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4279079570701514 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santa, Everton Vinicius de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0738-0977 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0896359543101989 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4014-5610 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1670264521787554 | - |
Autor(es): dc.creator | Busato, Lucas Granado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088682 | - |
Descrição: dc.description | Considering the changes that technology has brought to the relationship with written texts and pedagogical practices, this study aims to examine how annotations influence and can demonstrate the reading level of students from the Language and Literature program at UTFPR (Curitiba and Pato Branco campuses) when reading opinion articles in a controlled and digital environment. Employing a quantitative methodology followed by a qualitative analysis through data crossreferencing, a practical test was conducted with 153 university students, based on comparing the reading and annotation of a printed text with reading and annotation in a digital environment, mediated by the DLNotes platform. To assess the level of reading, a concept discussed by Wolf (2019) and Liberato and Fulgêncio (2010), the volunteers were subjected to a comprehension test of the opinion articles read, based on the retrieval of their annotations, which in this context is regarded as a textual genre, according to Moraes and Cavalcanti (2016). The test results showed that the overall performance of the students was better in the questionnaire based on the text provided on the DLNotes platform, as it allows for an improvement in the metacognitive skills —according to Jou (2016) — involved in the process of reading and annotating. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista as mudanças que a tecnologia tem proporcionado na relação com os textos escritos e as práticas pedagógicas, este trabalho tem como objetivo verificar de que forma as anotações influenciam e podem demonstrar o nível de leitura que os alunos do curso de Letras da UTFPR (campus Curitiba e Pato Branco) apresentam a partir do gênero artigo de opinião quando lido em uma situação controlada. Valendo-se de uma metodologia quantitativa para em seguida construir uma análise qualitativa por meio do cruzamento de dados, foi realizada a aplicação de um teste prático com 153 universitários, pautada na comparação entre a leitura e anotação de um texto impresso com a leitura e anotação no ambiente digital, essas mediadas pela plataforma DLNotes. Para verificar o grau de leitura, conceito abordado por Wolf (2019) e Liberato e Fulgêncio (2010), os voluntários foram submetidos a um teste de interpretação dos artigos de opinião lidos, tendo como base de estudo a retomada de suas anotações, que neste contexto, é assumida como um gênero textual, conforme Moraes e Cavalcanti (2016). Como resultado do teste, foi verificado que o desempenho geral dos alunos foi melhor no questionário realizado a partir do texto ofertado na plataforma DLNotes, uma vez que essa possibilita um aprimoramento das habilidades metacognitivas — de acordo com Jou (2016) — envolvidas no processo de ler e anotar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apontamentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | Note-taking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Leitura e anotação no ambiente digital: uma pesquisa sobre o desempenho de leitura mediada pela plataforma DLNotes em um contexto pedagógico | - |
Título: dc.title | Reading and annotation in the digital environment: a study about reading performance mediated by the DLNotes platform in a pedagogical context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: