Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Larcher, José Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Larcher, José Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Valenga, Cristiane Compagnoni | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, João Carlos Perin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:05:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:05:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088665 | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | O mundo vem tomando consciência de que os recursos naturais são esgotáveis e, em breve, alguns se tornarão escassos. A construção civil é responsável por uma parcela considerável do consumo destes recursos, e hoje deve trabalhar no intuito de reduzir impactos ambientais. Isso envolve desde a fase de projetos, a execução e pós-ocupação. Esse trabalho busca analisar algumas propostas na engenharia e arquitetura que visam reduzir os impactos gerados nessas fases da obra e apresenta algumas soluções sustentáveis nos pontos de vista ambiental e econômico. Em seguida, tais soluções são aplicadas na elaboração de um estudo preliminar de um edifício voltado à profissionais da área da saúde. O ponto de partida foi a entrevista informal a fim de obter um programa de necessidades conciso, e então foram seguidas etapas normativas e legislativas, com algumas bases teóricas, e com auxílio do software Autodesk Revit foi elaborado a proposta de estudo preliminar. No projeto há previsão de sistema de aproveitamento da água da chuva, que se mostrou quase suficiente para suprir a demanda de água nos sanitários. Também foi definido um sistema de geração de energia fotovoltaica, que baseado numa breve estimativa de consumo, se mostrou eficiente, gerando mais energia elétrica do que consumo. Outras soluções foram utilizadas do drywall, a escolha da orientação mais adequada das fachadas em ambientes de permanência de pessoas, visando melhor desempenho térmico da edificação e menor consumo de energia elétrica. O estudo se mostra relevantes, pois apesar de haver uma crescente oferta de opções construtivas mais sustentáveis, seu uso ainda sofre resistência, tanto por parte de profissionais, já consolidados na profissão, quanto do próprio cliente, que pensa que construir visando sustentabilidade custa caro. Esse é o reflexo de nossa cultura e cabe aos novos profissionais se interessar e mudar esse panorama. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Proposta de estudo preliminar de edifício de serviços de saúde com medidas ambientalmente sustentáveis | - |
Título: dc.title | Proposal for a preliminary study of a health services buiding with environmentally sustainable measures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: