Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rivelini, Angelica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1050-8003 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vicentin, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0476-0587 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7624558088673225 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos Junior, Nazor dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29673 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088650 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Processo educativo tecnológico: aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | This investigation aimed to apply an active learning methodology as a tool to build a continuing teacher education in a Technical-Professional High School in the state of São Paulo and to promote curricular integration through a technological educational process. This training used Problem-Based Learning (PBL) through eight meetings (two face-to-face and six remote). Therefore, the problem question was: how to develop a continuous collaborative formation with professors of a course of administration to promote the curricular integration from the PBL? After a collective analysis of the curriculum and the course plan, these professionals employed this active methodology through a technological educational process, whose sequence was presented in the separate volume in the form of an appendix of this dissertation. The meetings were recorded after authorization of the participants and the detailed verification of these procedures by the Institutional Ethics Committee. As a result of this collective work, it was observed the construction of activities that integrate contents of curricular components, as well as an expressive participation of the participants who deepened their awareness about the need to present integrated knowledge to students in training for professional practice. Thus, it is expected to contribute to studies related to continuing education in school environments that aim to intensify the collective commitment of educators to student learning. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação teve o objetivo de aplicar uma metodologia ativa de aprendizagem como ferramenta de construção de uma formação continuada docente em uma escola Técnica-Profissional de Nível Médio no estado de São Paulo e promover a integração curricular por meio de um processo educacional tecnológico. Essa formação utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL) por meio de oito encontros (dois presenciais e seis remotos). Para tanto, a questão-problema foi: como desenvolver uma formação continuada colaborativa com docentes de um curso de administração para promover a integração curricular a partir da PBL? Após uma análise coletiva do currículo e do plano de curso, esses profissionais empregaram essa metodologia ativa por meio de um processo educativo tecnológico, cuja sequência foi apresentada no volume apartado na forma de apêndice desta dissertação. Os encontros foram gravados após autorização dos participantes e a verificação detalhada desses procedimentos pelo Comitê de Ética Institucional. Como resultados desse trabalho coletivo, observou-se a construção de atividades integradoras de conteúdos de componentes curriculares, bem como uma participação expressiva dos participantes que aprofundaram suas consciências acerca da necessidade de apresentar aos alunos em formação conhecimentos integrados para a prática profissional. Assim, espera-se contribuir para os estudos relacionados a formação continuada em ambientes escolares que têm por objetivo intensificar compromisso coletivo dos educadores com a aprendizagem discente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Articulation (Education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo | - |
Título: dc.title | Problem-based learning in collaborative activities as a promoter of curricular integration in a professional technical education school in the state of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: