
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Luciana Cristina Montone de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21750 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088640 | - |
| Descrição: dc.description | The environmental education theme should be inserted in the school environment always seeking new methods that use of simple practices, such as inserting a school garden, to extend the construction of a science education that deal with multidisciplinary approaches. School garden activities contribute to the change of habits and attitudes of students regarding the perception that they have in relation to the environment and issues of environmental problems. The present work aimed to show the current reality of the city schools of Araras, SP in relation to the implementation of the school garden. To carry out this research was used the bibliographic survey about environmental education and its inclusion in the school environment and the importance of the garden in the school and the case study was used to be possible to identify how many of these schools have implemented the school garden as a tool for teaching environmental education and point out the benefits to students through this project. According to the results, the environmental education through the school garden is part of the curriculum of only three institutions, but that the period of this work the three gardens were inactive in the school due to lack of transmission of materials in school B due to renovations at the school and at school C due to climatic conditions. It was noticed that lack interest from municipal and school managers to provide for the city's schools to implement participatory and ongoing educational projects , whose effectiveness has already been proven in several literatures and through many positive arguments of those who have worked with the theme. | - |
| Descrição: dc.description | O tema educação ambiental deve ser inserido no ambiente escolar buscando sempre novos métodos que utilizem de práticas simples, como a inserção de uma horta escolar, para ampliarem a construção de um ensino de ciências que lide com abordagens multidisciplinares. As atividades em uma horta escolar contribuem para a mudança de hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem em relação ao meio ambiente e as questões da problemática ambiental. O presente trabalho teve como objetivo mostrar a realidade atual das escolas da cidade de Araras, SP em relação à implantação da horta escolar. Para a realização da pesquisa foi utilizado o levantamento bibliográfica sobre a educação ambiental e a sua inserção no ambiente escolar e sobre a importância da horta na escola e o estudo de caso, para ser possível identificar quantas escolas delas implantaram a horta escolar como instrumento para o ensino da educação ambiental e apontar os benefícios trazidos aos alunos através deste projeto. Conforme os resultados obtidos, a educação ambiental através da horta escola faz parte da estrutura curricular de três instituições, mas que no período da realização deste trabalho as três hortas estavam inativas, na escola A devido à falta de envio de materiais, na escola B devido a reformas na escola e na escola C devido às condições climáticas. Percebeu-se que falta interesse da parte dos gestores municipais e escolares em proporcionar para as escolas da cidade a implantação de projetos pedagógicos participativos e permanentes, cuja eficácia já ficou comprovada em diversas literaturas e através de tantos argumentos positivos de quem já trabalhou com o tema. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hortaliças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vegetables | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Horta escolar: a realidade das escolas de Araras - SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: