
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schneider, Eduarda Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schneider, Eduarda Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Jeniffer Sabrina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Silvana Aguero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30736 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088634 | - |
| Descrição: dc.description | Faced with the challenges and difficulties encountered by Science and Biology teachers to teach their classes, through Digital Information and Communication Technologies (TDIC) during emergency remote teaching, this research aimed to investigate which DICT were used in emergency remoteteaching by science and biology teachers. Sciences and Biology, participants of the pedagogical residency project in Biology of the Degree in Biological Sciences at UTFPR campus Santa Helena, highlighting the difficulties and possibilities of using TDIC during emergency remote teaching. To achieve these objectives, the research methodology used consisted of a semi-structured interview with three Science and Biology teachers. The collected data are organized, analyzed and discussed based on the bibliographic reference, following the qualitative research approach. The analyzes of the interviews are based on the direct transcription of the responses of the two interviewees, following the assumptions of the content analysis proposed by Bardin. Through two results it was possible to verify that the teachers already had or spoke two TDIC or ICT terms, although they found difficulties in the conception of the terms. Regarding the DICT most used during distance learning, that is, WhatsApp and Facebook are the socialnetworks most used by teachers during distance learning. As for difficulties with DICT, teachers mainly cite the lack of knowledge, both on the part of teachers and students, on the subject, the lack of specific training on these technologies and the lackof access of both students to these technologies. In relation to the advantages that TDIC will provide, teachers will cite quick access to information, more dynamic and interactive classes and the acceleration of the computerization process in schools. Inview of the two results of the research, it is possible to infer that the Digital Information and Communication Technologies affect, if they do not solve the problems of education and do not replace the role of the teacher alone, it is important to continue researching what these new technologies have to offer in education | - |
| Descrição: dc.description | Diante dos desafios e dificuldades encontrados pelos professores de Ciências e Biologia para ministrar suas aulas, por intermédio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante o ensino remoto emergencial, esta pesquisa objetivou investigar quais TDIC foram utilizadas no ensino remoto emergencial por professores de Ciências e Biologia, participantes do projeto residência pedagógica Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR campus Santa Helena, evidenciando as dificuldades e possibilidades do uso das TDIC durante o ensino remoto emergencial. Para atingir esses objetivos, a metodologia de pesquisa utilizada consistiu em uma entrevista semi-estrurada realizada com três professores de Ciências e Biologia. Os dados levantados foram organizados, analisados e discutidos com base em referências bibliográficas, seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa. As análises das entrevistas foram baseadas na transcrição direta das respostas dos entrevistados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo proposta por Bardin. Através dos resultados foi possível averiguar que os docentes embora já tenham ouvido falar dos termos TDIC ou TIC, ainda encontram dificuldades ao conceituar os termos. Com relação as TDIC mais utilizadas durante o ensino remoto, o WhatsApp e Facebook foram as redes sociais mais utilizadas pelos professores durante o ensino remoto. Quanto as dificuldades a respeito das TDIC, os docentes citam principalmente a falta de conhecimento, tanto por professores quanto alunos sobre a tematica, a falta de formação especifica sobre essas tecnologias e a falta de acesso dos alunos a essas tecnologias. Com relação às vantagens que as TDIC proporcionaram, os professores citam o acesso rápido a informação, aulas mais dinâmicas e interativas, e a aceleração do processo de informatização das escolas. Diante dos resultados da pesquisa é possível inferir que embora as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por si só não irão resolver os problemas da educação e nem substituir o papel do professor de forma isolada, é importante continuar pesquisando sobre o que essas novas tecnologias têm a oferecer à educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet no ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 Pandemic, 2020- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | TDIC utilizadas no ensino remoto por professores participantes do programa residência pedagógica biologia | - |
| Título: dc.title | TDIC used in remote teaching by teachers participating in the biology pedagogical residence program | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: