
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8289557565668912 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2677353483407898 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de | - |
| Autor(es): dc.creator | Jarochynski, Nives Fernanda de Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1919 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088507 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: A experimentação nas aulas de Biologia como promotora da alfabetização científica: sequência didática | - |
| Descrição: dc.description | Biology teaching, as well as any other area of knowledge, requires improvement and constant creativity in order to improve learning and arouse the student interest. Due to the increasing lack of interest in science on the student part, we should provide new possibilities towards making them enjoy taking part in scientific processes, such as developing scientific thoughts, observing, trying, suggesting hypothesis and interpreting results correlating them to everyday facts thus contextualizing teaching and making it useful to life. The present research aims at implementing contextualized experimental classes that not only enable students to understand the world, but also provide a socially autonomous education addressed to shape students with scientific literacy. The research was implemented at a State school in Curitiba, State of Paraná in Brazil and covered middle school first, second and third grade students and its assessment was based on the problem question answers that allowed the researchers to relate practice to day-by-day situations, such as feeding, diseases etc. We used the qualitative-quantitative process to check answer percentage and quality before and after each class. The result showed answer differences concerning increased number of successes and improvement, as well as the relation between scientific contents and solution of day-by-day problems. As a conclusion, we inferred that the research objectives were met through the formulation of a didactic sequence comprising experimental classes that produced scientifically literate students thus improving biology teaching. | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de Biologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, exige aprimoramento e criatividade constantes a fim de melhorar o aprendizado e despertar o envolvimento dos alunos. Com o declínio do interesse dos alunos pela Ciência, deve-se pensar em possibilidades que os aproximem novamente dos processos o de fazer ciências, instigando-os ao pensamento científico. Para tanto, é preciso levá-los a observar, experimentar, levantar hipóteses e interpretar resultados, correlacionando-os ao cotidiano, contextualizando o ensino e o tornando útil à vida. Tais anseios estão presentes nesta pesquisa, que objetiva a implementação de aulas experimentais, contextualizadas, que possibilitem não somente a compreensão do mundo, mas também uma formação educacional autônoma, social, tornando-os assim alunos alfabetizados cientificamente. A presente pesquisa foi realizada em um colégio estadual do Estado do Paraná, na cidade Curitiba, e envolveu alunos do Ensino Médio das 1.o, 2.o e 3.o ano. A avaliação da pesquisa pautou-se nas respostas de questões-problemas, possibilitando ao educando relacionar a prática a situações vivenciadas no dia a dia, como alimentação, doenças etc. Utilizou-se o processo quali quantitativo na observação das respostas antes e após cada aula, verificando a porcentagem e a qualidade das respostas. O resultado mostra a diferença nas respostas, pelo aumento do número de acertos e pelo aprimoramento delas, relacionando o conteúdo científico à resolução de questões inerentes ao cotidiano. Ao concluir o trabalho, observa-se que os objetivos foram atingidos, formular uma sequência didática composta por aulas experimentais e alfabetizar cientificamente por meio dessas aulas, com vistas a aprimorar o ensino de Biologia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching - Philosophy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | A experimentação nas aulas de Biologia como promotora da alfabetização científica | - |
| Título: dc.title | Experimental biology classes addressed to provide scientific literacy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: