Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Frasson, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Frasson, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Karling, Letícia Cucolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavagnari, Marcio Cristiano Dura | - |
Autor(es): dc.creator | Paes, Elentiane da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Gabriel Salvador | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31225 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088485 | - |
Descrição: dc.description | In the last decade, RNA-programmable CRISPR-Cas9 gene editing has become the basis for several innovations in biology, providing advances in our understanding of the direct development of the genome. This technique envisages sustaining applications in biomedicine, biotechnology and synthetic biology, facilitating the design or redesign of biological systems. Within the context of teaching Science and its Technologies, the lack of a bridge between researchers, teachers and society makes the communication process delicate. To contribute to the viability of scientific dissemination in molecular biology and biotechnology, this work was carried out around a pedagogical intervention in the form of a practical activity at Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, where CRISPR brought the initial dialogue on biotechnology, establishing a relationship around biotechnology and its innovations, and a representative practical activity was carried out, where the students worked with DNA assembly, transcription and translation. The performance of the activity was satisfactory and it was possible to notice the general involvement of the students with the concepts that were being built during the practice through their biotechnological relations; therefore CRISPR proved to be a tool of didactic potential for high school students. | - |
Descrição: dc.description | Na última década a edição genética RNA-programável CRISPR-Cas9 vêm se tornando a base para diversas inovações na biologia, proporcionando avanços em nosso entendimento sobre o desenvolvimento direto do genoma. Essa técnica vislumbra sustentar aplicações na biomedicina, biotecnologia e biologia sintética, facilitando o desenho ou o redesenho de sistemas biológicos. Dentro do contexto do ensino de Ciências e suas Tecnologias, a carência de uma ponte entre pesquisadores, professores e sociedade torna delicado o processo de comunicação. Para contribuir na viabilização da divulgação científica em biologia molecular e biotecnologia, esse trabalho fora realizado em torno de uma intervenção pedagógica em formato de atividade prática no Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, onde CRISPR trouxe o diálogo inicial sobre biotecnologia, estabelecendo uma relação entorno da biotecnologia e suas inovações, e realizou-se uma atividade prática representativa, onde os alunos trabalharam com a montagem do DNA, transcrição e tradução. O rendimento da atividade foi satisfatório e foi possível notar o envolvimento geral dos estudantes com os conceitos que foram se construindo durante a prática mediante suas relações biotecnológicas; portanto CRISPR mostrou-se uma ferramenta de potencial didático para estudantes do ensino médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descobertas científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genoma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotechnology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discoveries in science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genomes | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | CRISPR: da concepção a sala de aula | - |
Título: dc.title | CRISPR: from conception to classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: