Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rivelini, Angélica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Rivelii, Angélica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Susan Caroline | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Vanessa Vivian de | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Ana Flávia Iasseck | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088453 | - |
Descrição: dc.description | Student dropout is a phenomenon present throughout the educational field and has become an increasingly frequent object of study especially in the university context. In order to develop strategies to reduce dropout rates, it is extremely necessary to acquire more knowledge on the subject. Thus, this paper aims to present a literature review on dropouts in the last ten years with emphasis on higher education. It has as reference for the study national journals in the area of Education classified as Qualis A1, A2, B1 and B2, thus providing an overview of what has been researched on this theme. After the search, were found 446 articles, but only 84 were selected for analysis, since they were the ones that dealt with dropout in a more indepth way. The analysis of the articles found was perform by means of the "Content Analysis" of Bardin (2004) and grouped into nine categories, after the individual analysis of the papers, it was verify that dropout is a complex phenomenon and difficult to categorize since there are several causes that lead students to abandon their studies. This confirms the need to investigate this topic in a more intense and specific way, so that more efficient measures and public policies can be developed. | - |
Descrição: dc.description | A evasão escolar é um fenômeno presente em todo o âmbito educacional, e tem se tornado um objeto de estudo cada vez mais frequente, principalmente no contexto universitário. Para desenvolver estratégias que consigam amenizar os índices de abandono escolar, se mostra extremamente necessário adquirir maior conhecimento sobre o assunto, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre evasão escolar nos últimos dez anos. Tem-se como referência para o estudo periódicos nacionais da área de ensino classificadas como Qualis A1, A2, B1 e B2, fornecendo então um panorama do que vem sendo pesquisado sobre este tema. Após pesquisa foram encontrados 446 artigos, no entanto, selecionou-se apenas 84 para análise pois eram os que abordavam a evasão de forma mais aprofundada. Esta análise dos artigos encontrados foi realizada por meio da “Análise de Conteúdo” formulada pela Bardin (2004) e agrupadas em nove categorias, posteriormente à análise individual dos trabalhos verificou-se que a evasão é um fenômeno complexo, e de difícil categorização, uma vez que são várias as causas que levam os alunos ao abandono dos estudos. Confirmando assim, a necessidade de investigação do tema de forma mais intensa e específica, para que possam ser desenvolvidas medidas e políticas públicas mais eficientes contra a evasão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | College dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Estudo sobre a evasão escolar nos últimos dez anos: uma discussão bibliográfica | - |
Título: dc.title | Study on school dropout in the last ten years: a bibliographic discussion | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: