
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bido, José Mateus | - |
| Autor(es): dc.creator | Pontes, Tânia da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35971 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088443 | - |
| Descrição: dc.description | The present study addresses the issue of the use of new technologies applied to the teaching-learning process. The choice of this topic is justified by the assumption that a portion of teachers feels uncertain about how to incorporate the appropriate use of new technologies into the teaching-learning process. This work aims to analyze the importance and benefits of using new technologies for learning, addressing the challenge it poses for teachers to incorporate these new technologies into their classes. Additionally, for a better understanding of the mentioned objective, some aspects related to the use of new technologies applied to the teaching-learning process were discussed, such as the relevance and benefits of using technologies in education and the challenges faced by teachers in the application of new technologies in the classroom. Thus, the results highlight the continuous need for professional development for educators and the importance of educational policies that encourage the responsible implementation of technologies in the classroom. This work contributes to the understanding of the effective use of technologies in education and provides valuable insights for educators, policymakers, and researchers interested in the evolution of teaching in the 21st century. The methodology used for the development of this work was a literature review. Therefore, the problem of the project is to understand the difficulties that teachers face in the teaching-learning process regarding the appropriate use of available new technologies. | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo aborda a questão do uso das novas tecnologias aplicadas ao processo de ensino aprendizagem. A escolha desse tema justifica-se pelo pressuposto de que uma parcela dos docentes se sente insegura a respeito de como incluir no processo de ensino aprendizagem o uso adequado das novas tecnologias. Este trabalho tem como objetivo, analisar a importância e os benefícios do emprego de novas tecnologias para a aprendizagem, abarcando o desafio dos professores incorporarem essas novas tecnologias em suas aulas. Além disso, para melhor compreensão do objetivo referido foi focado em alguns aspectos referentes ao manejo das novas tecnologias direcionadas ao processo de ensino aprendizagem, tais como: a relevância e os benefícios do uso de tecnologias na educação e os desafios encarados pelos professores na aplicação das novas tecnologias em sala de aula. Dessa maneira, os resultados destacam a necessidade contínua de desenvolvimento profissional para educadores e a importância de políticas educacionais que incentivem a implementação responsável de tecnologias para as salas de aula. Este trabalho contribui para a compreensão do uso efetivo das tecnologias na educação e oferece insights valiosos para educadores, responsáveis por políticas educacionais e pesquisadores interessados no desenvolvimento do ensino. Para o desenvolvimento do referido trabalho foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa no trabalho com as fontes. Dessa forma, a problemática do projeto é entender quais dificuldades o professor enfrenta no processo de ensino aprendizagem quanto ao uso adequado das novas tecnologias disponíveis. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | As novas tecnologias aplicadas ao ensino aprendizagem | - |
| Título: dc.title | New technologies applied to teaching and learning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: