
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Torres, Ricardo Lobato | - |
| Autor(es): dc.contributor | Torres, Ricardo Lobato | - |
| Autor(es): dc.contributor | Catapan, Anderson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Adriana Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21643 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088440 | - |
| Descrição: dc.description | This research presents a theoretical-conceptual approach to the issue of public agreements in professional technical education, in the State of São Paulo, which focuses on the expansion of attendance to the demand for Vocational Education. Collaboration fo r the training of young people who are looking for a specific training to enable them to enter the labor market quickly, or even a promotion in the area where they already work, to develop and apply entrepreneurial skills and attitudes in the labor market and can foster the creation of new businesses, contributing as qualified professionals to meet the social and economic evelopment needs of their city and region. The objective of this study was to analyze the advantages and disadvantages of the system of agreement for the provision of vocational technical education in the State of São Paulo. The State Center of Technological Education in São Paulo, allows the expansion of the offer of education, in order to serve municipalities in which there is demand from different productive sectors. This service is provided through partnerships with municipalities, not for profit. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão dos convênios públicos na educação profissional técnica, no Estado de São Paulo, que tem como foco a expansão do atendimento à demanda por Educação Profissional. A colaboração para a formação de jovens que buscam uma formação específica capaz de possibilitar o rápido ingresso no mercado de trabalho, ou até mesmo uma promoção na área onde já atuam, para que desenvolvam e apliquem as habilidades e atitudes empreendedoras no mercado de trabalho e possam fomentar a criação de novos negócios, contribuindo como profissionais capacitados para atender às necessidades do desenvolvimento social e econômico de sua cidade e região. O objetivo do trabalho foi analisar as vantagens e desvantagens do sistema de convênio para a oferta de ensino técnico profissionalizante no Estado de São Paulo. O Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo permite a ampliação da oferta de ensino, de modo a atender municípios em que há demanda de diferentes setores produtivos. Esse atendimento se dá por meio de parcerias com prefeituras, sem fins lucrativos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Gestão e Economia | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Pública Municipal | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parceria público-privada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public-private sector cooperation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | Os desafios dos convênios públicos na educação profissional técnica | - |
| Título: dc.title | The challenges of public agreements in technical vocational education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: