
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4104-9313 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5119-3752 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nantes, Eliza Adriana Sheuer | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3260-7264 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5681849967722723 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4104-9313 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
| Autor(es): dc.creator | Ortega, Simone Tereza de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30230 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088412 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Carta de reclamação: uma sequência didática funcionalista | - |
| Descrição: dc.description | Designing activities that arouse students' interest and simultaneously contribute to improving their skills and abilities is a great challenge for many educators, even more so considering the transformation in people's communication these days, triggered mainly by digital technologies. Therefore, when we relate these innovations to the educational area, we realise the need for new ways of learning and teaching. In this sense, the functionalist didactic sequence, a teaching proposal developed by Casseb-Galvão and Duarte (2018), makes this integration. It is a set of activities that contemplate discursive textual genres as a teaching tool, enabling the study of grammar as a function of language in use, not isolated from the experience of language. Because of these considerations, this research question arose: how to work productively a functionalist didactic sequence in a seventh-grade class? To answer this question, we elaborated and applied a functionalist didactic sequence with reading and production activities of the complaint letter discursive textual genre using digital technologies, in a public secondary school, year 7, in the city of Cambé-Paraná. We outlined three specific objectives for this study: to explain the theoretical and methodological assumptions of the functionalist didactic sequence with the exploration of digital technologies; to describe the application of the FDS with the students; and to analyse the results. To this end, we exposed functionalist conceptual support as a basis for the FDS, mainly from the studies of Casseb-Galvão and Duarte (2018), Duarte (2015), Schneuwly and Dolz (2010), Neves (2018) Rojo and Moura (2019), Rojo and Barbosa (2015), Rojo (2013), Koch and Elias (2018). As the main results of this research, we emphasise that the proposed didactic sequence with the complaint letter genre proved to be operational in terms of didactic organization and productive for the development of students' discursive-textual and argumentative competence, through activities that encompassed essential enunciative elements of the complaint letter genre in a contextualized study of language and topics such as law and citizenship. The analyses show that the functionalist didactic sequence contributed to the development of the students to express themselves critically, and appropriately to the socio-communicative situation, presenting their positions to convince their interlocutor to attend to their claim, with the use of argumentative resources. Thus, concerning the production of the complaint letter, students produced texts that meet the relevant aspects of the genre regarding enunciative features, the presentation of argumentative strategies and the use of argumentative operators. | - |
| Descrição: dc.description | A elaboração de atividades que despertam o interesse dos alunos e ao mesmo tempo contribuam para melhorar as suas capacidades e habilidades é um grande desafio para muitos educadores, ainda mais considerando a grande transformação na forma de comunicação entre as pessoas ocorrida nos dias atuais, desencadeada principalmente pelo uso de tecnologias digitais. Logo, quando relacionamos essas inovações com a área educacional, percebemos a necessidade de novos modos de aprender e ensinar. Nesse sentido, a sequência didática funcionalista/SDF, proposta de ensino elaborada por Casseb-Galvão e Duarte (2018), faz esta integração. Trata-se de um conjunto de atividades que contemplam os gêneros discursivo-textuais como instrumento de ensino, possibilitando o estudo da gramática em função da língua em uso, não isolado da vivência da linguagem. Diante de tais considerações, surgiu-nos a indagação desta pesquisa: como trabalhar de maneira produtiva em turma do Ensino Fundamental II uma sequência didática funcionalista? Na construção de respostas a essa questão, elaboramos e aplicamos, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II de um colégio público da cidade de Cambé-Paraná, uma sequência didática funcionalista com atividades de leitura e produção do gênero discursivo-textual carta de reclamação, e com uso de tecnologias digitais. Traçamos para este estudo três objetivos específicos: explicitar pressupostos teóricos e metodológicos da sequência didática funcionalista com a exploração das tecnologias digitais; descrever a aplicação da SDF junto aos alunos; e analisar os resultados. Para tanto, expusemos um suporte conceitual funcionalista que serviu de base para a elaboração da SDF, principalmente a partir das obras de Casseb-Galvão e Duarte (2018), Duarte (2015), Schneuwly e Dolz (2010), Neves (2018) Rojo e Moura (2019), Rojo e Barbosa (2015), Rojo (2013), Koch e Elias (2018). Como principais resultados deste trabalho, ressaltamos que a proposta da sequência didática com o gênero carta de reclamação mostrou-se operacional em termos de organização didática e produtiva para o desenvolvimento da competência discursivo-textual e argumentativa dos alunos, com atividades que englobaram importantes elementos enunciativos do gênero carta de reclamação em um estudo contextualizado da língua e de temas como direito e cidadania. As análises demonstram que a sequência didática funcionalista contribuiu para o desenvolvimento dos alunos em relação a expressar-se criticamente, apresentando seus posicionamentos no sentido de convencer o seu interlocutor a atender a sua reivindicação, de forma adequada à situação sociocomunicativa, com utilização de recursos argumentativos. Assim, no que se refere à produção da carta de reclamação, os alunos produziram textos que atendem aos aspectos relevantes do gênero em relação aos traços enunciativos, à apresentação de estratégias argumentativas e ao uso dos operadores argumentativos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funcionalismo (Linguística) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Functionalism (Linguistics) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letters | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | O gênero discursivo-textual carta de reclamação: uma proposta de uma sequência didática funcionalista com a exploração das tecnologias digitais | - |
| Título: dc.title | The complaint letter discursive textual genre: a proposal of a functionalist didactic sequence using digital technologies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: