Impacto em consumo de combustível devido a aplicação da tecnologia Stop & Start em um veículo com motor a combustão interna 1.6 e transmissão manual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Silvio Aparecido de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Murilo da-
Autor(es): dc.contributorSouza, Silvio Aparecido de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Murilo da-
Autor(es): dc.contributorCastoldi, Marcelo Favoretto-
Autor(es): dc.contributorTheodoro, Edson Aparecido Rozas-
Autor(es): dc.creatorSchimomukai, Giovanna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:04:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:04:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2026-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088389-
Descrição: dc.descriptionThis final course assignment has to present impacts on fuel consumption due Stop and Start application. The beginning is about internal combustion engines, details about micro hybridization and Stop and Start functionality. There is a brief explanation about Brazilian homologation cycle and tests on dynamometer. After will be presented physical tests with 1.6 vehicles and manual transmission, analysis and calculus related to the tests data. Finally, results and comparisons related to the physical tests are presented, and the fuel efficiency improvement is quantified due Stop and Start application.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar os impactos em consumo de combustível devido a aplicação da tecnologia Stop and Start. Inicialmente serão abordados os assuntos relacionados a motores de combustão interna, particularidades de um veículo com micro hibridização e funcionamento do Stop and Start. Há também uma breve abordagem com relação à ensaios em dinamômetro e o ciclo de homologação brasileiro. Sequencialmente serão apresentados ensaios físicos com veículos 1.6 flex com transmissão manual, análises e cálculos relacionados aos dados dos ensaios. Por fim, são apresentados os resultados e comparativos relacionados aos ensaios físicos, e quantificada a melhoria em consumo consequente à aplicação do Stop and Start.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsrestrictAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectCombustíveis para motores-
Palavras-chave: dc.subjectMotores de combustão interna-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption-
Palavras-chave: dc.subjectMotor fuels-
Palavras-chave: dc.subjectInternal combustion engines-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleImpacto em consumo de combustível devido a aplicação da tecnologia Stop & Start em um veículo com motor a combustão interna 1.6 e transmissão manual-
Título: dc.titleFuel consumption impact due Stop and Start application on a vehicle with an internal combustion engine 1.6 and manual transmission-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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