
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Assis, Gilda Aparecida de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marin, Luciane de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Azzolini, Vanderlei Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14625 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088368 | - |
| Descrição: dc.description | The number of transit accidents has grown considerably in recent years. The use of computer games in educational contexts enables the learner to develop skills and learning to live and cooperate with others, following rules, fulfilling agreements. This monograph presents a three-dimensional computer game that aims to support the education of drivers preparing them to deal with daily situations experienced in the urban centers. This game has potential to be used as a resource to support courses in driver training and retraining of drivers as well as activities for transit education in elementary schools. | - |
| Descrição: dc.description | O número de acidentes no trânsito tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A utilização de jogos computacionais no contexto educacional possibilita ao jogador desenvolver habilidades como aprender a conviver e cooperar com as pessoas, observar regras, cumprir acordos. Esta monografia apresenta um jogo computacional tridimensional que tem como objetivo apoiar a educação de motoristas preparando-os para enfrentar situações vivenciadas no cotidiano dos centros urbanos. Este jogo tem potencial para ser utilizado como recurso de apoio em cursos de formação de condutores e de reciclagem de motoristas bem como em atividades de educação no trânsito em escolas de ensino fundamental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traffic - Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Computação | - |
| Título: dc.title | CidTrans: jogo 3D para educação no trânsito | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: