Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Procopiak, Leticia Knechtel | - |
Autor(es): dc.creator | Azambuja, Maria Elisa Ramos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:04:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:04:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9637 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088366 | - |
Descrição: dc.description | Given the growing concern about the environmental conditions, and that the population has difficulty establishing a relationship between environmental problems and their everyday lives, this work aims to incorporate environmental education in teaching geared to children from preschool (age of four and five years) of a Early Childhood Center, aimed at raising awareness of the environmental cause not only of children, as parents and / or guardians, teachers and other employees of the institution. Practical activities were conducted with the children about: garden, composting and soil erosion, by experimenting with objects, activities were preceded or followed by a round of conversation on the topic of the activity. The study was evaluated through environmental questionnaire administered to parents and / or guardians, and develop mental maps (drawings) with children, for both cases the evaluation was performed before and after the development work. The result showed an improvement of the children to recognize the natural elements, the environment and landscapes, as well as the method of experimentation with objects was adequate stage of development of the children in reflecting a positive response to the work. | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista a crescente preocupação com as condições do meio ambiente, e que a população tem dificuldades em estabelecer uma relação entre os problemas ambientais e o seu cotidiano, este trabalho pretendeu incorporar a Educação Ambiental nas atividades de ensino voltadas às crianças da pré-escola (idade de quatro e cinco anos) de um Centro de Educação Infantil, visando à sensibilização para a causa ambiental não apenas das crianças, como de pais e/ou responsáveis, professoras e demais funcionárias da Instituição. Foram realizadas atividades práticas com as crianças sobre: horta, compostagem e erosão hídrica do solo, através da experimentação com objetos, as atividades foram antecedidas ou seguidas de roda de conversa sobre o tema da atividade. O trabalho foi avaliado através de questionário ambiental, aplicado aos pais e/ou responsáveis pelas crianças, e desenvolvimento de mapas mentais (desenhos) com as crianças, para os dois casos a avaliação foi realizada pré e pós o desenvolvimento do trabalho. O resultado demonstrou uma evolução das crianças em reconhecer elementos naturais, o meio ambiente e suas paisagens; bem como o método de experimentação com objetos se mostrou adequado a fase de desenvolvimento das crianças refletindo em uma resposta positiva ao trabalho realizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química e Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente e crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Preschool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment and children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Processos Ambientais | - |
Título: dc.title | Educação ambiental voltada à educação infantil: ações desenvolvidas em um centro de educação infantil, Curitiba, PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: