Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompermayer, Katiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Nadine Doralina Kaul da | - |
Autor(es): dc.creator | Neckel, Evandro Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33160 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088282 | - |
Descrição: dc.description | Environmental Education (EA) came from the need to discuss and rethink customs, practices and actions in the face of evidence of the scarcity of environmental resources and climate change, caused by population growth, encouragement of consumerism, industrialization and accessibility to consumer goods. The general objective of this study was to analyze environmental learning within the educational field, to examine the textual and visual content related to the curricular content that involves Recycling in the materials available in the Paraná Class, in relation to the recycling curricular content in the Paraná Science and Geography Classes. The methodology used was a descriptive analysis, of a qualitative nature, using the content analysis technique, where the following Analysis Units were presented: UA1 video classes, UA2 summary of classes and UA3 slides and the four categories of pre-established analyzes of each Class Paraná were: Objects of knowledge, Contextualization, Problematization and Measurement of Contents. From the proposed history in relation to EA, it can be seen that it is a theme that came to be seen as essential and necessary, to be discussed over the years, from the moment the educator began to have a vision of education focused on man's relationship with nature | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental (EA) veio da necessidade de se discutir e repensar costumes, práticas e ações diante das evidências da escassez de recursos ambientais e mudanças climáticas, causadas pelo crescimento populacional, incentivo ao consumismo, industrialização e acessibilidade a bens de consumo. O objetivo geral do presente foi analisar a aprendizagem ambiental dentro do campo educacional, para examinar o conteúdo textual e imagético relacionado ao conteúdo curricular que envolve Reciclagem nos materiais disponibilizados na Aula Paraná, em relação ao conteúdo curricular reciclagem nas Aulas Paraná de Ciências e Geografia. A metodologia utilizada foi uma análise descritiva, de cunho qualitativo, por meio da técnica análise de conteúdos, onde se apresentou as seguintes Unidades de Analise: UA1 videoaulas, UA2 resumo das aulas e UA3 slides e as quatro categorias de análises preestabelecidas de cada Aula Paraná foram: Objetos do conhecimento, Contextualização, Problematização e Aferição dos Conteúdos. A partir do histórico proposto em relação à EA, percebe-se que é uma temática que passou a ser visto como essencial e necessária, a ser discutida ao longo dos anos, a partir do momento em que o educador passou a ter uma visão de educação voltada a relação do homem com a natureza. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching (Fundamental)) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Uma análise qualitativa da apuração da temática reciclagem na Aula Paraná | - |
Título: dc.title | A qualitative analysis of the collection of the recycling theme in the Paraná Classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: