Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Débora da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4534-3675 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7582076396049990 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Junior, João Paulo Correa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088264 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Explorando conceitos básicos de função | - |
Descrição: dc.description | In accordance with the internal movements of the Federal Technological University of Paraná and with reasearches that has been doing in the area of Mathematical Education which point out significant gaps in student’s basic mathematical knowledge and in the superficial understanding of the concept of function as one of the factors for the high indexes of disapproval and evasion rates in Diferential and Integral Calculus, we considered pertinent to direct our gaze to the development of na Educational Product that focus on the study of functions that is relevant for students who have recently entered in the university. Therefore, is presented in this dissertation the creation and development of an online material stablished in Google Classroom. The aplication of this material was made in a Pre-Calculus class of the UTFPR-Londrina and from the data collected, that are the answers to the tasks of this material, we directed our investigation to analise which types of Functional Thinking could be evidenced from the application of the tasks. To the analysis we used the methodology of the Grounded Theory and we perceveid that each task presents a diferent potential in allowing the expression of diferents types of the Functional Thinking. Specifically, the tasks related to the first module allowed the expression of the Recursive Thinking, Covariational Thinking and the Correspondence Thinking. The tasks for the second module allowed the expression of the correspondence thinking. Already the tasks for the third module allowed the expression of the Covariational Thinking and the Correspondence Thinking. Finally, we presented our considerations that indicates the difficulties and challeges faced on this research, as the video creation process, the use of the Grounded Theory and also the consequencies that were imposed on us by the pandemic. | - |
Descrição: dc.description | De acordo com movimentações internas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com pesquisas que vêm sendo feitas na área de Educação Matemática que apontam lacunas significativas de conhecimentos matemáticos básicos dos estudantes e a compreensão superficial do conceito de função como um dos fatores para os altos índices de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, consideramos pertinente direcionar nosso olhar para o desenvolvimento de um Produto Educacional que foque no estudo das funções e que se apresente relevante para apoiar estudantes recém ingressos na universidade. Sendo assim, apresentamos nesta dissertação a concepção e desenvolvimento de um material on-line estabelecido na plataforma Google Sala de Aula. A aplicação deste material foi feita em turma de Pré-Cálculo da UTFPR-Londrina, e a partir dos dados coletados, que se dão a partir das respostas as tarefas deste material, direcionamos nossa investigação a analisar quais tipos de Pensamento Funcional puderam ser evidenciados a partir da aplicação das tarefas. Para a análise, utilizamos como metodologia a Teoria Fundamentada em Dados e percebemos que cada tarefa apresenta um potencial diferente em permitir a expressão de diferentes tipos de Pensamento Funcional. Especificamente, as tarefas relativas ao Módulo 1 permitiram evidenciar a expressão do Pensamento Recursivo, Pensamento Covariacional e Pensamento por Correspondência. As tarefas do Módulo 2 permitiram a expressão do Pensamento por Correspondência. Já as tarefas do Módulo 3 permitiram a expressão do Pensamento Covariacional e do Pensamento por Correspondência. Por fim, apresentamos as considerações que indicam quais as dificuldades e desafios enfrentados nesta pesquisa, como o processo de criação de vídeos, o uso da Teoria Fundamentada em Dados e também as consequências que nos foram impostas pela pandemia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria fundamentada em dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precalculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grounded theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional | - |
Título: dc.title | Study of functions and the functional thinking: development and analisys of an educational product | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: