Gestão do capital intelectual e as bibliotecas universitárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorino, Emanuelle-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Márcia Regina-
Autor(es): dc.creatorTorino, Lígia Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:03:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:03:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/45-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088259-
Descrição: dc.descriptionThe growing competition stimulates organizations to invest in something that provides them with very competitive advantages. Through this, it is possible to verify that the contained knowledge in the organizations' human resources is the unique belonging capable of assuring them a good position into the market. The relationship between organization and its staff, when viewed through the optics of knowledge, becomes clearer. Due to this, it is noticeable the need for investment in learning, once knowledge is the only one active which remains powerful when all the rest is in crisis. The organization that really invests in learning and knowledge generation, that values its intellectual capital, owns a great differential in the face of competition once these actives, which constitute the intellectual capital, determine either the success or failure of an organization. In this sense, this work is inserted in the context of university libraries and aims to approach the importance of attributing value to the intellectual capital of their managers.-
Descrição: dc.descriptionA crescente competitividade impulsiona as organizações a investirem em algo que realmente as propicie vantagens competitivas, com isso, é possível verificar que o conhecimento contido nos recursos humanos dessas organizações é o único bem capaz de lhes assegurar um bom posicionamento no mercado. Esta relação entre organização e funcionários, quando vista sob a nova ótica do conhecimento, tornase mais clara, com isso, é perceptível a necessidade de investimento em aprendizagem, uma vez que o conhecimento é o único ativo que permanece capaz quando todo o restante está em crise. A organização que realmente investe em aprendizagem, geração de conhecimento e valoriza o seu capital intelectual possui um grande diferencial frente à concorrência, já que esses ativos, que constituem o capital intelectual é que determinam o sucesso ou o fracasso de uma organização. Neste sentido, o presente estudo se insere no contexto das bibliotecas universitárias e discorre sobre a importância da valorização atribuída ao capital intelectual dos seus gestores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Relação: dc.relationSeminário Nacional de Bibliotecas Universitárias-
Palavras-chave: dc.subjectCapital intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual capital-
Palavras-chave: dc.subjectLearning process-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Título: dc.titleGestão do capital intelectual e as bibliotecas universitárias-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.