Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Daniel Poletto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3363-0984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8749567905228147 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Daniel Poletto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3363-0984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8749567905228147 | - |
Autor(es): dc.contributor | Puglieri, Fabio Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8929-2171 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0823246960773759 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Rodrigo da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0596-5576 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9634921185663542 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos Neto, José Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088255 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Estratégias sustentáveis para o ensino superior: Recomendações de aprimoramento da ferramenta FORPDI | - |
Descrição: dc.description | Faced with the current environmental crisis, universities must adopt transversal measures aimed at sustainability, and for this, strategic planning serves as a tool for inserting practices into the future projects of these institutions. This research is a dissertation on the Professional Master’s program in Public Administration at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and analyzes the inclusion of sustainability concepts in Brazilian federal Universities Institutional Development Plans (PDIs). The importance of universities as strategic actors is growing in facing global challenges, such as climate change and social inequality. The study adopts a qualitative and documentary approach to analyze Institutional Development Plans (PDI) to identify sustainability actions and strategies in infrastructure, planning, education, and technology. | - |
Descrição: dc.description | Diante da crise ambiental atual, a verificação do planejamento estratégico das universidades no que tange a sustentabilidade é fundamental para ajudar a compreender como o universo das instituições têm lidado com o desafio global e com a inserção das práticas sustentáveis nos seus projetos futuros. Essa pesquisa é uma dissertação do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e analisa a inserção dos conceitos de sustentabilidade nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) das universidades federais brasileiras. Justifica-se pela importância crescente das universidades como atores estratégicos no enfrentamento de desafios globais, como mudanças climáticas e desigualdade social. O estudo adota uma abordagem qualitativa e documental, focada na análise de Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) para identificar ações e estratégias de sustentabilidade em áreas como infraestrutura, planejamento, educação e tecnologia. Os dados foram coletados dos documentos oficiais das instituições, categorizando as citações em diferentes áreas para estabelecer comparativos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Os resultados mostram que, embora a sustentabilidade seja uma questão reconhecida, existe uma disparidade no trato com o tema entre as instituições federais de ensino. Assim, enquanto algumas universidades demonstram um forte compromisso com iniciativas sustentáveis, outras carecem de uma integração estratégica de longo prazo. Conclui-se que é necessário ampliar e aprimorar a inserção da sustentabilidade nos instrumentos de planejamento institucional das Universidades Federais para garantir maior compromisso com as gerações futuras e a mitigação dos prejuízos advindos da crescente degradação ambiental e crises sociais e econômicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Implementação da sustentabilidade nas universidades federais: uma análise dos planos de desenvolvimento institucionais | - |
Título: dc.title | Implementation of sustainability in federal universities: an analysis of institutional development plans | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: