Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Varela, Luciane Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Vitale, Matheus Avelino | - |
Autor(es): dc.creator | Tosetto, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088231 | - |
Descrição: dc.description | An area that has been gaining ground is comic books, as they contain large amounts of visual and attractive information, as well as because they are objective and have several possible means of distribution. The educational area has already benefited from this means of storytelling, in the cognitive development of people with the aspect of instructing, socializing and entertaining. In this context, there is a lack of comic books that report regional events, such as the Revolt of the Squatters, which occurred in the southwest of Paraná. Therefore, the purpose of this work was to reproduce a narrative of the story Revolta dos Posseiros in digital comics, in the form of a web page to be made available to the public, which could even be worked on in the classroom through a didactic sequence. Because we did not find any comics that portrayed this regional fact, this is what prompted us to develop this theme. The general objective of this article is to encourage learning and the dissemination of knowledge by creating digital comics that portray some historical facts. of the Squatters' Revolt. And the specific objectives are: Understand, analyze and collect historical bibliographic information about the Revolt of the Squatters; Create learning objects (LO); Refine a didactic sequence for application in the classroom by history teachers; and, develop a web page that contains the comic strip for public access. In this context, the PDCA methodology was used, focusing on continuous improvement based on the 4-phase cycle, plan, develop, check and act. For this to be possible, it was necessary to study the historical fact that occurred in the southwestern region of Paraná, identify and define what were the striking points of the movement, so that the development of the comic strip was possible. As the elements present in the historical fact are diverse, we had to create, together with the narratives of the Squatters' Revolt, photos of the moment, which helped us in the process of extracting the learning objects to be modeled in the comic book. As well, we can find the results and the didactic sequence through the website https://revoltaposseirosquadrinhos.netlify.app. | - |
Descrição: dc.description | Uma área que vem ganhando espaço são as histórias em quadrinhos, por conterem grandes quantidades de informações visuais e atrativas, bem como, por serem objetivas e terem vários meios possíveis de distribuição. A área educacional já vem se beneficiando deste meio de contação de histórias, no desenvolvimento cognitivo das pessoas com o aspecto de instruir, socializar e divertir. Nesse contexto, percebe-se a carência de histórias em quadrinhos que relatem fatos regionais, tal como a Revolta dos Posseiros, ocorrido no sudoeste paranaense. Diante disso, a proposta deste trabalho foi reproduzir uma narrativa da história Revolta dos Posseiros em quadrinhos digitais, em forma de página web para disponibilizar ao público, podendo ser trabalhada inclusive em sala de aula através de uma sequência didática. Por não termos encontrado nenhuma história em quadrinho que retratasse este fato regional, foi o que nos instigou a desenvolver este tema.O objetivo geral deste artigo é incentivar a aprendizagem e a disseminação do conhecimento pela criação de história em quadrinho digital que retrate alguns fatos históricos da Revolta dos Posseiros. E os objetivos específicos são: Compreender, analisar e levantar informações bibliográficas históricas da Revolta dos Posseiros; Criar objetos de aprendizagem (OA); Refinar uma sequência didática para que aplicação em sala de aula por professores de história; e, desenvolver uma página web que contenha a história em quadrinho para acesso do público. Neste contexto foi utilizado a metodologia PDCA, com foco na melhoria contínua baseado no ciclo de 4 fases, planejar, desenvolver, checar e agir. Para que isso fosse possível de realizar foi necessário estudar o fato histórico ocorrido na região sudoeste do Paraná, identificar e definir quais foram os pontos marcantes do movimento, para que fosse possível o desenvolvimento da história em quadrinhos. Como são diversos os elementos presentes no fato histórico, tivemos que realizar em conjunto com as narrativas da Revolta dos Posseiros, as fotos do momento, que nos auxiliaram no processo de extração dos objetos de aprendizagem a serem modelados na história em quadrinhos. Bem como, podemos encontrar os resultados e a sequência didática através da página web https://revoltaposseirosquadrinhos.netlify.app. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos eletrônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revoltas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Posseiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Webcomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riots | - |
Palavras-chave: dc.subject | Squatters | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | A revolta dos posseiros em quadrinhos digitais: uma abordagem de apoio no processo de ensino e aprendizagem de fatos da agricultura familiar do sudoeste do Paraná | - |
Título: dc.title | The squatters' revolt in digital comics: a supportive approach in the process of teaching and learning facts about family farming in southwest Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: