
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cléber dos Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20931 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088198 | - |
| Descrição: dc.description | Dysgraphia is characterized by problems with written language, which hinders the communication of ideas and knowledge through this particular channel of communication. The main objective of this monograph is the study of specific learning difficulties in children, with emphasis on issues related to characteristics dysgraphia, and increase the knowledge of students and teachers about these disorders, as well as learn to identify them when present in rooms class. Entire literature review was based on consultation with experts in the field of research. To achieve this information a literature search and a qualitative questionnaire with teachers from elementary levels, a municipal school in the municipality of Guairaçá, resulting in the importance of in-depth information on this and more active participation of parents so that together was held can provide a quality education for students and dignified finally dysgraphia is critical to understand and deal with the needs of each | - |
| Descrição: dc.description | A disgrafia é caracterizada por problemas com a linguagem e escrita, as quais dificultam a comunicação de ideias e de conhecimentos, através desse específico canal de comunicação. O objetivo principal desta monografia é o estudo das dificuldades específicas de aprendizagem em crianças, com ênfase para as questões relacionadas ás características da disgrafia, e aumentar o conhecimento de alunos e professores acerca desses distúrbios, bem como saber identificá-los quando se apresentar nas salas de aula. Toda a revisão de literatura foi fundamentada em consultas e pesquisas de especialistas na área. Para atingir estas informações foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um questionário qualitativo com professores de níveis fundamental, de uma escola municipal do município de Guairaçá, tendo como resultado a importância de informações mais aprofundadas sobre este assunto, e a participação mais ativa dos pais para que juntos possam oferecer uma educação de qualidade e digna para os alunos disgrafia. Enfim é fundamental entender e saber lidar com as necessidades de cada um. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grafologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inabilidade na leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Graphology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading disability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | O trabalho pedagógico frente à disgrafia no ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: