Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6483-4694 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5158617067991861 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4685-299X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8827013568855482 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6483-4694 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5158617067991861 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Semida | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7123-1824 | - |
Autor(es): dc.contributor | . | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Bruno Tebecherani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088185 | - |
Descrição: dc.description | Recently, the term smart city has received attention from different research groups. In Computing, information and communication technologies have been used to evaluate various aspects of city life. Particularly, smart mobility seeks to implement actions to offer better commuting services in the city using data from the urban environment. Cruising for parking is a phenomenon caused by the search for parking spaces in urban areas. Studies in the literature show that this phenomenon varies throughout the day and corresponds to about 13% to 20% of a city’s traffic. This master’s thesis evaluates the effects of cruising for parking on urban traffic in Curitiba by simulation. A simulation model is developed in the commercial traffic simulation package PTV VISSIM, including a proposed parking algorithm. The Institute of Research and Urban Planning of Curitiba (IPPUC) previously conceived part of this model. The results show impacts on trip delay, average speed, and number of vehicle stops for different scenarios characterized by the number of vehicles looking for parking in relation to the normal flow of vehicles. Public managers can use these results in the planning of parking spaces of urban areas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Recentemente, o termo “smart city” tem recebido atenção de grupos de pesquisa de diferentes áreas. Na Computação, as tecnologias de informação e comunicação têm sido usadas para avaliar diferentes aspectos da vida nas cidades. Particularmente, a mobilidade inteligente procura implementar ações para oferecer melhores serviços de deslocamento na cidade usando dados do ambiente urbano. O “cruising for parking” é um fenômeno causado pela procura de vagas de estacionamento em áreas urbanas. Trabalhos da literatura mostram que esse fenômeno varia ao longo do dia e corresponde a cerca de 13% a 20% do tráfego de uma cidade. Esta dissertação de mestrado avalia por simulação os efeitos de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba. Para tanto, um modelo de simulação é desenvolvido no pacote comercial de simulação de tráfego PTV VISSIM, incluindo um algoritmo proposto de procura por vagas. Parte deste modelo foi concebido preliminarmente pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Os resultados mostram impactos no atraso de viagem, velocidade média e número de paradas dos veículos para diferentes cenários caracterizados pelo número de veículos que procuram por vagas em relação ao fluxo normal de veículos. Estes resultados podem ser utilizados por gestores públicos no planejamento de vagas de estacionamento na área urbana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tráfego urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Fluxo - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estacionamento de automóveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | City traffic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smart cities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic flow - Curitiba (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer simulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobile parking | - |
Palavras-chave: dc.subject | City planning - Curitiba (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Avaliação por simulação do impacto de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba | - |
Título: dc.title | Evaluating the impact of cruising for parking on curitiba urban traffic by simulation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: