Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Laura de Jesus Pedroso dos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Mariane Ferreira do | - |
Autor(es): dc.creator | Bardal, Maysa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36921 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088060 | - |
Descrição: dc.description | This is a research project with the aim of proposing didactic transposition actions that enable a dialog between Art and Biology based on the productions of Marianne North. We opted for qualitative, bibliographical research to gather data on the theme to be developed in order to broaden our theoretical knowledge of the chosen artist, as well as the need to learn more about didactic transposition, how it is carried out and applied in the school context, and also about the relationship between Art and Biology during the teaching and learning process of botany content. Secondly, we propose the organization of a lesson plan that includes the study of botany based on the selection of images produced by Marianne North with the help of active methodologies in the classroom with high school students. It is well known that the teaching of biology cannot be dealt with in isolation from other subjects, given the need for contextualization. In view of this, the articulation between different types of knowledge is essential for teaching to be meaningful for those who learn, demonstrating the need for educational practices that strengthen the link between disciplines so that teaching is not fragmented. | - |
Descrição: dc.description | Trata-se de uma pesquisa com o objetivo de propor ações de transposição didática que permita o diálogo entre Arte e Biologia a partir de produções de Marianne North. Optou-se pela linha de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico para levantamento de dados sobre o tema a ser desenvolvido para ampliar o conhecimento teórico sobre a artista escolhida, bem como necessidade de saber mais sobre a transposição didática, como é feita e aplicada no contexto escolar, e ainda sobre a relação entre Arte e Biologia durante o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de botânica. Num segundo momento, propõe-se a organização de um plano de aula que contemple o estudo da botânica a partir da seleção de imagens produzidas por Marianne North com o auxílio das metodologias ativas em sala de aula com os alunos do Ensino Médio. Sabe-se que o ensino de Biologia não pode ser tratado de forma isolada de algumas disciplinas, tendo em vista a necessidade da sua contextualização. Diante disso, a articulação entre os diferentes saberes se torna fundamental para que o ensino seja significativo para quem aprende, demonstrando a necessidade de práticas educativas que fortaleçam o vínculo entre as disciplinas para que o ensino não seja fragmentado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação de imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | North, Marianne, 1830-1890 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Picture interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Marianne North: ações de transposição didática para a relação de ensino arte e biologia | - |
Título: dc.title | Marianne North: didactic transposition actions for the relationship of teaching art and biology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: