Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Gilson Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0728-1218 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9402463923848550 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Gilson Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0728-1218 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9402463923848550 | - |
Autor(es): dc.contributor | Conceição, Kátia Cilene Silva Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9596-0666 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5873404260080377 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Myczkowski, Rafael Schultz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7747-1252 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0011219817945756 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1894-1944 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.creator | Sanches, Douglas Colombelli Parra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:03:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:03:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088053 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate and problematize the contextual complexities surrounding the practice Mutaciones: Provecto Areguá, an artistic production developed between 2004 and 2006 by Paraguayan visual artist Marcos Benitez. In this production, the artist employed the labor force and procedures of ceramic production from the city of Areguá, also incorporating various aspects of its products. The research is grounded in cultural studies frameworks, primarily based on the propositions of cultural theorist Raymond Williams, while engaging in dialogue with Néstor Garcia-Canclini, Jesús Martin-Barbero, and Tício Escobar to explore the contextual complexities and problematize aspects of this production. The research thus revealed the calculation undertaken in Mutaciones: Proyecto Areguá, in which the artist reflects on his Asunción-based references. These references, constituted by modernist artists who prescribed a “traditional popular Paraguayan ceramics,” represent an exclusionary formulation for Areguá’s ceramic production. Understanding this movement not only allowed for an understanding of the displacement of Areguá”s ceramic production in relation to the outlined tradition but also uncovered previously implicit elements, including subjects, procedures, conditions, and production relations that influenced Benitez’s practice. As a result, the investigation enables an understanding of Benitez’s practice in relation to modem trends of thought that were active in the actions of individuals and formations, which were predominant in the consolidation of art and cultural institutions during Paraguay’s redemocratization process. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga as condições e relações envolvidas nos aspectos produtivos da prática artística Mutaciones: Proyecto Areguá, desenvolvida pelo artista Marcos Benitez (Assunção, 1973) em contato com ceramistas da localidade de Areguá, município periférico da capital paraguaia, entre 2004 e 2006. O projeto incorporou a força de trabalho, os procedimentos endêmicos e aspectos materiais dos produtos da cerâmica areguenha, levantando questões sobre o grau e os termos dessas apropriações. A análise fundamenta-se nos estudos culturais, com ênfase no materialismo cultural de Raymond Williams, o que permite examinar as dimensões ideológicas que permeiam a dinâmica cultural em que Benitez e Mutaciones: Proyecto Areguá estão ativos. Além disso, dialoga com contribuições teóricas de Néstor Garcia-Canclini, Jesús Martin-Barbero e Tício Escobar, tanto para desvendar o contexto de atuação do artista quanto para explorar as articulações entre sua prática e o objeto de investigação. A pesquisa revela como Benitez, em Mutaciones: Provecto Areguá, problematiza os referenciais do modernismo assunceno que instituíram um recorte da “cerâmica tradicional popular paraguaia”, marginalizando a produção cerâmica areguenha. Ao deslocar essa tradição, o artista opera sobre as contradições desse cânone, a também evocar elementos implícitos, incluindo sujeitos, procedimentos, condições e relações de produção que basearam sua prática. Dessa forma, o estudo demonstra como a obra de Benitez se relaciona com tendências modernas do pensamento artístico, ativas em sujeitos e formações que desempenharam um papel central na consolidação das instituições de arte e cultura durante o processo de redemocratização do Paraguai, exemplificando como as práticas artísticas contemporâneas podem ser elaboradas em diálogo com seus antecedentes próximos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cerâmica - Areguá (Paraguai) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ceramistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte Moderna - Paraguai | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura material - Paraguai | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernismo (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e sociedade - Paraguai | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pottery - Areguá (Paraguay) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Potters | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art, Modern - Paraguay | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material culture - Paraguay | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernism (Art) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and society - Paraguay | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Mutaciones/ Proyecto Areguá: complexidades contextuais e tradições seletivas na prática de Marcos Benitez | - |
Título: dc.title | Mutaciones/ Proyecto Areguá: contextual complexities and selective traditions in the work of Marcos Benitez | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: