Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Nilvania Aparecida de | - |
Autor(es): dc.contributor | Wedig, Josiane Carine | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Nilvania Aparecida de | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Wilson Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor | Possamai, Edivan José | - |
Autor(es): dc.contributor | Gadelha, Renata Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Mylena Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34033 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1088007 | - |
Descrição: dc.description | With the assumption that the perspective of women differs from that expressed by men, this study was initiated. The presence of a patriarchal dominance that is reflected in agriculture, and consequently in Soil Management and Conservation, is evident. In this context, the research aims to identify this difference, highlighting the perspective of women farmers through the application of the Quality Index. To conduct this study, a questionnaire was developed for four women recognized as leaders in the agricultural sector. The intention was to gain insights from a group of women farmers considered more suitable to respond to the questionnaire on the Participatory Quality Index of the No-Tillage System (IQP). Seven of the most recommended women from the Southwest region of Paraná were selected for this purpose. Through this second questionnaire, the producers could express their knowledge and perception of the property, specifically in relation to Soil Management and Conservation. The data obtained allowed the calculation of the Participatory Quality Index, resulting in a score from 0 to 10 and enabling the classification of properties based on the quality of soil management. It is observed that the perspective of the interviewed women regarding the No-Tillage System does not exhibit disparities compared to that of men. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho partiu da hipótese de que a visão das mulheres é diferente daquela explicitada pelos homens. É perceptível a existência de uma predominância patriarcal que é reproduzida na agricultura, consequentemente, no Manejo e Conservação do Solo. Dito isso, essa pesquisa tem como objetivo identificar essa diferença, apontando a concepção das mulheres agricultoras por meio da aplicação do índice de qualidade. Para o desenvolvimento deste estudo, foi elaborado um questionário direcionado a quatro mulheres reconhecidas como líderes do setor agrícola. Com o intuito de buscar indicações de um grupo de mulheres agricultoras mais adequadas para realizar o questionário sobre o Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP). De maneira que foram selecionadas as 7 mulheres mais indicadas da Região Sudoeste do Paraná. Por meio deste segundo questionário as produtoras puderam expressar seu conhecimento e percepção sobre a propriedade, relacionado ao Manejo e Conservação do Solo. Os dados obtidos através do questionário possibilitou que fosse calculado o Índice de Qualidade de Participativo, que gerou uma pontuação de 0 a 10 e por meio disso foi possível ranquear as propriedades em relação a qualidade do manejo de solo. Assim, podemos verificar que a perspectiva das mulheres entrevistadas em relação a dos homens sobre o Sistema Plantio Direto não possui disparidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solos - Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solos - Manejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural women | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | - |
Título: dc.title | Percepção das mulheres agricultoras em relação ao sistema plantio direto: uma aplicação do IQP | - |
Título: dc.title | Perception of women farmers in relation to the no-tillage system: an application of the IQP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: