Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriano Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriano Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Francisco Pecapedra | - |
Autor(es): dc.contributor | Bosse, Rúbia Mara | - |
Autor(es): dc.creator | Meira, Luma Natállia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087965 | - |
Descrição: dc.description | Before making a long-term investment, it is necessary to study its possible economic feasibility. Thus, the financing of a property, which can reach up to 35 years of commitment, is faced with monthly rates and readjustments. Thus, it is important to examine to what extent such an investment is viable. In this context, this paper presents a comparative study between living in rented accommodation and financing a property, which is carried out by the Casa Verde e Amarela Program (PCVA), according to the three existing categories. To obtain the results, the simulator of the Caixa Econômica Federal was used to realize a 360-month financing, and from this simulation the data was extracted and compared with simulated results of investing in Tesouro Direto. According to the results, financing a property through PCVA proved to be more viable than renting. The financial return between investing or paying off a loan showed that, if the investment result is higher than the bank's interest, it is more advantageous to invest. Finally, it reveals the importance of financial education, considering that, regardless of the simulation, there is always the need to pay the down payment on the financing, which requires long-term planning to be achieved. | - |
Descrição: dc.description | Antes de se efetuar um investimento de longo prazo, é preciso realizar um estudo sobre a sua possível viabilidade econômica. Assim, um financiamento de um imóvel, que pode alcançar até 35 anos de comprometimento, se depara com as taxas e reajustes mensais. Desta forma, é importante examinar até que ponto é viável tal investimento. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo comparativo entre morar de aluguel e financiar um imóvel, sendo este realizado pelo Programa Casa Verde Amarela (PCVA), conforme as três categorias existentes. Para a obtenção dos resultados, foi utilizado o simulador da Caixa Econômica Federal para realizar um financiamento de 360 meses, sendo que a partir desta simulação os dados foram extraídos e comparados com resultados simulados de aplicação no Tesouro Direto. Conforme os resultados, financiar um imóvel através do PCVA, mostrou-se mais viável do que morar de aluguel. O retorno financeiro entre investir ou quitar um financiamento, mostrou que, caso o resultado do investimento seja superior aos juros do banco, torna-se mais vantajoso investir. Por fim, revela a importância de uma educação financeira, tendo em vista que, independente da simulação, há sempre a necessidade do pagamento referente à entrada do financiamento, a qual requer um planejamento de longo prazo para se alcançar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitação - Financiamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aluguel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | housing subsidies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Financiamento x aluguel: análise comparativa entre morar de aluguel e financiar um imóvel | - |
Título: dc.title | Financing vs. renting: comparative analysis between living in rented accommodation and financing a property | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: