Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0948-3048 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7121442162301693 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cursino, Ana Cristina Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9129-8740 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8896754706997823 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0948-3048 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7121442162301693 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cursino, Ana Cristina Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9129-8740 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8896754706997823 | - |
Autor(es): dc.contributor | Benedicto, Erik Ceschini Panighel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4261-1822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1423400479825229 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Oldair Donizeti | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2554-3696 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8436215509083608 | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Raquel Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29602 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087945 | - |
Descrição: dc.description | This study focused on the construction of a didactic game, based on the principles of the STEAM methodology (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), aimed at teaching organic chemistry. For that, a board game was created, in two modes, the normal game mode, very similar to board games found in literature, and the STEAM game mode, this one improved and within the STEAM proposal, which aims to stimulate learning in various simultaneous fronts, more comprehensively and without the segmentation commonly observed in the classroom context. The “HIVE game: The Chemical Squad”, was tested and evaluated by experts in the field of chemistry, including undergraduate students, teachers of basic and higher education. The guests were able to play and evaluate by answering a questionnaire, which had validation criteria based on the subjects' reaction to the educational game, adapted from Kirkpatrick, to support the measurement of the reaction, were included in this structure, the ARCS model for evaluating the level of motivation and user experience components in games (UX), for evaluating the experience of using the game. After its evaluation, it was possible to verify that the game presents itself as a potential tool to assist in teaching organic chemistry, since the level of engagement of players surpassed 90%. In addition, the immersion capacity and the variety of mechanics left the most dynamic and interesting game. The use of the STEAM methodology was a positive point, as the synergy with other areas of knowledge created an immersive, cooperative and conducive environment to develop players' skills and competences. It is hoped, therefore, that this educational resource favors and enhances the teaching of organic chemistry, inspiring the dissemination and creation of new playful teaching materials along the same lines. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como foco a construção de um jogo didático, fundamentado nos princípios da metodologia STEAM (Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), voltado para o ensino de química orgânica. Para tanto, foi criado um jogo de tabuleiro, em dois modos, o modo normal game, muito similar a jogos de tabuleiros encontrados na literatura, e o modo STEAM game, este aperfeiçoado e dentro da proposta STEAM, que visa estimular o aprendizado em várias frentes simultâneas, de modo mais abrangente e sem a segmentação comumente observada no contexto de sala de aula.O jogo “HIVE: O Esquadrão Químico” foi testado e avaliado por especialistas da área de química, englobando estudantes de graduação, docentes do ensino básico e superior. Os convidados puderam jogar e avaliar respondendo a um questionário, o qual possuía critérios de validação baseados na reação dos sujeitos ao jogo didático, adaptado de Kirkpatrick, para apoiar a medição da reação, foram incluídos nesta estrutura, o modelo ARCS para avaliação do nível de motivação e componentes de experiência dos usuários em jogos (UX), para avaliação da experiência de utilização do jogo. Após sua avaliação, foi possível constatar que o jogo se apresenta como ferramenta em potencial para auxiliar no ensino de química orgânica, visto que o nível de engajamento dos jogadores superou os 90%. Além disso, a capacidade de imersão e a variedade de mecânicas deixou o jogo mais dinâmico e interessante. O uso da metodologia STEAM, foi um ponto positivo, já que a sinergia com outras áreas do conhecimento, criou um ambiente imersivo, cooperativo e propício para desenvolver as habilidades e competências dos jogadores.Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química orgânica, inspirando a divulgação e criação de novos materiais lúdicos didáticos nesta mesma linha. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Química em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Board games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Hive o esquadrão químico: uma proposta de jogo didático para o ensino de química orgânica | - |
Título: dc.title | Hive the chemical squad: a proposal for a didatic game for the teaching of organic chemistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: