Avaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNaves, Thiago França-
Autor(es): dc.contributorNaves, Thiago França-
Autor(es): dc.contributorNakajima, Evandro Alves-
Autor(es): dc.contributorRezende, Leiliane Pereira de-
Autor(es): dc.creatorLiberato, Heitor Malheiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:02:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:02:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087892-
Descrição: dc.descriptionThis study analyzed the effectiveness of DuoEduca, a gamified tool, as a pedagogical support in youth and adult education. Through questionnaires applied to students and teachers, aspects such as motivation, clarity of objectives, usability, immersion, personalization, and visual appeal were investigated. The results showed that DuoEduca contributes to student engagement and enhances the teaching-learning process, with emphasis on the motivation and immersion promoted by the platform. However, the need for improvements in visual design and personalization functionality, particularly in editing questions by teachers, was identified. It is concluded that DuoEduca is a promising tool for gamified teaching, with the potential to expand its applicability and educational impact through targeted adjustments.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisou a eficácia do DuoEduca, uma ferramenta gamificada, como suporte pedagógico na educação de jovens e adultos. Por meio de questionários aplicados a alunos e professores, foram investigados aspectos como motivação, clareza de objetivos, usabilidade, imersão, personalização e atratividade visual. Os resultados demonstraram que o DuoEduca contribui para o engajamento dos alunos e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a motivação e imersão promovidas pela plataforma. Contudo, identificou-se a necessidade de aprimoramentos no design visual e na funcionalidade de personalização, especialmente na edição de questões pelos professores. Conclui-se que o DuoEduca é uma ferramenta promissora para o ensino gamificado, com potencial para expandir sua aplicabilidade e impacto educativo com ajustes pontuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherSanta Helena-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de ponta e educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectHigh technology and education-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleAvaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca-
Título: dc.titleEvaluation of improvement in the teaching and learning process in youth and adults through gamification using Duoeduca-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.