Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Oséias Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7975-386X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4224600108048834 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Geraldino Carneiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7506-703X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9432895074645169 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Gisele do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5322-4145 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5459185460273090 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Oséias Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7975-386X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4224600108048834 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Eunice Lima dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087876 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Relatório de consultoria para a implementação do teletrabalho na Universidade Federal do Sul da Bahia | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze the implementation of teleworking governed by the Management and Performance Program, focusing on the perceptions of technicaladministrative employees and managers at the Federal University of Southern Bahia regarding their understanding of the impacts, challenges, benefits, and continuity of this type of work, in the context of the institution. For this, a qualitative approach was used, guided by descriptive research and organized as an exploratory case study. The theoretical basis was structured based on scientific studies on the subject of teleworking (history, conceptualization and application in Public Administration), as well as research that dealt with Quality of Life at Work (QWL) and Performance Management, which present assertions related to the central theme. State of the art was also carried out through research into theses and dissertations that addressed the topic of teleworking in the context of federal public universities, with a time frame from 2019 to 2023. Data collection was carried out based on documents emanating from the macro educational system and those produced in the institutional context, as well as the application of questionnaires to administrative technicians and managers assigned to the UFSB Rectory. It was possible to infer from this research that the PGD participants at the Federal University of Southern Bahia are very satisfied with the program and would like it to be definitively implemented at the University. In this sense, they consider that the benefits arising from teleworking, such as flexibility of time and place of work and greater proximity to family members, overcome modality’s challenges, such as low interaction with the work team and the increase in domestic expenses. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetiva analisar a implementação do teletrabalho regido pelo Programa de Gestão e Desempenho, com foco nas percepções dos servidores técnico-administrativos e dos gestores da Universidade Federal do Sul da Bahia quanto às compreensões dos impactos, desafios, benefícios e continuidade desta modalidade de trabalho no contexto da instituição. Para isto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, pautada por uma pesquisa descritiva e organizada na forma de um estudo de caso exploratório. A base teórica foi estruturada a partir de estudos científicos sobre a temática do teletrabalho (histórico, conceituação e aplicação na Administração Pública), bem como de pesquisas que tratavam da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e de Gestão do Desempenho, que apresentam asserções afins à temática central. Ainda foi realizado um estado da arte por meio de pesquisa em teses e dissertações que abordavam a temática do teletrabalho no contexto das universidades públicas federais, com um recorte temporal de 2019 a 2023. A coleta de dados foi realizada a partir de documentos que emanam do macro sistema educacional bem como daqueles produzidos no contexto institucional e da aplicação de questionários aos técnico-administrativos e gestores lotados na Reitoria da UFSB. Foi possível depreender desta pesquisa que os participantes do PGD na Universidade Federal do Sul da Bahia estão muito satisfeitos com o programa e gostariam que ele fosse implementado em definitivo na Universidade. Neste sentido, consideram que os benefícios provenientes do teletrabalho como a flexibilidade de tempo e local de trabalho e a maior proximidade com os familiares superam os desafios que a modalidade acarreta, a exemplo da baixa interação com a equipe de trabalho e o aumento nos gastos domésticos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teletrabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telecommuting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of work life | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Programa de gestão e desempenho: impactos do teletrabalho na Universidade Federal do Sul da Bahia | - |
Título: dc.title | Management and performance program: impacts of teleworking at the Federal University of Southern Bahia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: