Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Takano, Mauricio Iwama | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3097222596929672 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3796193323524023 | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Maria Luiza Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36680 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087865 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Oficina de metodologia ativa design thinking gamificada na formação de professores" | - |
Descrição: dc.description | The goal of this research is to implement the Gamified Design Thinking Active Methodology (MADT-G) in the process of continuous professional development for teachers from different knowledge fields through a workshop. To achieve this, it was necessary to discuss teacher continuous education and the contribution of Active Methodologies (AM) on this process, particularly the Design Thinking and Gamification Active Methodologies. In order to create a theoretical foundation on the topics addressed, an exploratory study was conducted to build the theoretical framework. The adopted methodology is based on analytical qualitative analysis, enabling the understanding of the collected data through five steps: compilation, decomposition, recomposition, interpretation, and conclusion. The obtained data reaffirmed the theoretical framework by indicating that, when properly trained, teachers feel more confident and motivated to implement Active Methodologies (AM) in their practices and explore their full potential. The results of the MADT-G Workshop, applied in a synchronous remote modality, with teachers from different knowledge fields, allowed the verification that the proposed methodological intertwining provided an active, collaborative, and teacher-centered learning experience. The applied workshop enabled the development and organization of continuing professional development processes for teachers, integrating theory and practice, while fostering the development of socio-emotional competencies. These processes effectively prepared and motivated teachers to critically reflect on and transform their pedagogical practices on an ongoing basis, in response to the diverse educational challenges they encounter. | - |
Descrição: dc.description | O intuito desta pesquisa é implementar a Metodologia Ativa Design Thinking Gamificada (MADT-G) no processo de formação continuada de professores das diferentes áreas de conhecimento por meio de uma oficina. Para tanto, foi necessário discorrer a respeito da formação continuada de professores e de como as Metodologias Ativas (MA) podem contribuir neste processo, em especial, as Metodologias Ativas Design Thinking e Gamificação. Com o objetivo de criar uma base teórica a respeito dos temas abordados, realizou-se uma pesquisa exploratória para a construção da fundamentação teórica. A metodologia adotada baseia-se na análise qualitativa analítica, viabilizando a compreensão dos dados coletados por meio de cinco fases: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Os dados obtidos reafirmaram a fundamentação teórica ao indicarem que, quando capacitados, os professores se sentem mais confiantes e motivados a implementar as Metodologias Ativas em suas práticas e explorar todo o seu potencial. Os resultados apontaram que a Oficina MADT-G, aplicada na modalidade remota síncrona, com professores de diferentes áreas de conhecimento, possibilitou verificar que o entrelaçamento metodológico proposto propiciou uma experiência de aprendizagem ativa, colaborativa e centrada no professor em formação. A oficina aplicada permitiu a elaboração e organização de processos de formação continuada de professores, integrando teoria e prática, e promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Esses processos prepararam e motivaram os docentes a refletirem sobre e transformarem suas práticas pedagógicas de forma contínua, em resposta aos desafios educacionais que enfrentam. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Entrelaçamento metodológico: a metodologia ativa design thinking e a gamificação na formação de professores | - |
Título: dc.title | Methodological interlacement: active design thinking methodology and gamification in teacher training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: