Utilização de ferramentas de estratégia competitiva em uma cervejaria artesanal – um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrun, Sergio Adelar-
Autor(es): dc.contributorBrun, Sergio Adelar-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorKunh, Peterson Diego-
Autor(es): dc.creatorMelo, Amanda Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:02:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:02:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087843-
Descrição: dc.descriptionOver time, beer lovers have changed their drinking habits, they have become more demanding in their choice of purchase and are increasingly looking for stronger flavors for this product. In this sense, it is extremely important that companies in this sector work their strategies intelligently to stand out from competitors and stay in the market. This paper aimed to analyze the factors that influence the recognition of the company object of study and to propose improvements through the use of competitive strategy tools. A case study with a qualitative and quantitative approach, in which informal interviews, questionnaires and data collection were conducted from a craft brewery located in western Paraná, in order to leverage the competitive advantage of the enterprise. With the results of the research it was possible to elaborate action plans that would direct the company to its strengthening in the field of activity. For future work, a thorough study of the production process is suggested, in order to make it more efficient and reduce operating costs.-
Descrição: dc.descriptionCom o passar do tempo tem se percebido uma mudança dos hábitos de consumo dos amantes de cerveja, estes se tornaram mais exigentes na escolha de compra e, cada vez mais, procuram por sabores mais acentuados para este produto. Neste sentido, é de suma importância que as empresas pertencentes a este setor trabalhem suas estratégias de forma inteligente para se destacarem dos concorrentes e se manterem no mercado. Este trabalho buscou analisar os fatores que influenciam no reconhecimento da empresa objeto de estudo e propor melhorias por meio da utilização de ferramentas de estratégia competitiva. Um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual foram realizadas entrevistas informais, aplicação de questionários e levantamento de dados de uma cervejaria artesanal localizada no oeste do Paraná, com intuito de alavancar a vantagem competitiva do empreendimento. Com os resultados da pesquisa foi possível elaborar planos de ação que direcionassem a empresa ao seu fortalecimento no ramo de atuação. Para trabalhos futuros sugere-se o estudo aprofundado sobre o processo produtivo, a fim de torná-lo mais eficiente e reduzir os custos operacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectControle de custo-
Palavras-chave: dc.subjectProdução enxuta-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectCost control-
Palavras-chave: dc.subjectLean manufacturing-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleUtilização de ferramentas de estratégia competitiva em uma cervejaria artesanal – um estudo de caso-
Título: dc.titleUse of competitive strategy in the craft beer brewery – a case study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.