Teoria socio interacionista e autoeficácia: uma visão crítica reflexiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorAgustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
Autor(es): dc.creatorPorsani, Rafael Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:02:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:02:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087824-
Descrição: dc.descriptionThis work was based on pedagogical practices that are based on social interaction theories and self-efficacy. In this sense, two pedagogical approaches to learning are adopted: bandura's self-efficacy and Lev Vygotsky's social interaction, by which they guided this work. Thus, the objective of the research was to present these theoretical conceptions about the learning and development process. For this, a systematic review of the literature was made, considering a qualitative approach, with a reflection of the theories at the end. It was found that new education formats are necessary, where the teacher becomes the mediator of the learning process, increasing the capacity of students and schools, about school failures in our country and that, both self-efficacy and social interaction itself, overcome the traditional format of teaching, overlapping the national educational failure.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as práticas pedagógicas que são baseadas nas teorias sociointeracionista e autoeficácia. Nesse sentido têm-se duas abordagens pedagógicas de aprendizagem: a autoeficácia de Bandura e o socio interacionismo de Lev Vygotsky, pelas quais nortearam esse trabalho. Assim sendo o objetivo da pesquisa foi apresentar essas concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem e do desenvolvimento. Para isso fez-se uma revisão sistemática da literatura, considerando uma abordagem qualitativa, com uma reflexão das teorias ao final. Verificou-se que se faz necessário novos formatos de educação, onde o professor passe a ser o mediador do processo de aprendizado, aumentando a capacidade dos alunos e das escolas, sobre os fracassos escolares em nosso país e que, tanto a autoeficácia como o socio interacionismo em si, superam o formato tradicional de ensino, sobrepondo a falência educacional nacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria social cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic achievement-
Palavras-chave: dc.subjectSocial cognitive theory-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleTeoria socio interacionista e autoeficácia: uma visão crítica reflexiva-
Título: dc.titleSocial interaction theory and self-efficacy: a reflective critical vision-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.