
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
| Autor(es): dc.creator | Porsani, Rafael Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25843 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087824 | - |
| Descrição: dc.description | This work was based on pedagogical practices that are based on social interaction theories and self-efficacy. In this sense, two pedagogical approaches to learning are adopted: bandura's self-efficacy and Lev Vygotsky's social interaction, by which they guided this work. Thus, the objective of the research was to present these theoretical conceptions about the learning and development process. For this, a systematic review of the literature was made, considering a qualitative approach, with a reflection of the theories at the end. It was found that new education formats are necessary, where the teacher becomes the mediator of the learning process, increasing the capacity of students and schools, about school failures in our country and that, both self-efficacy and social interaction itself, overcome the traditional format of teaching, overlapping the national educational failure. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática as práticas pedagógicas que são baseadas nas teorias sociointeracionista e autoeficácia. Nesse sentido têm-se duas abordagens pedagógicas de aprendizagem: a autoeficácia de Bandura e o socio interacionismo de Lev Vygotsky, pelas quais nortearam esse trabalho. Assim sendo o objetivo da pesquisa foi apresentar essas concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem e do desenvolvimento. Para isso fez-se uma revisão sistemática da literatura, considerando uma abordagem qualitativa, com uma reflexão das teorias ao final. Verificou-se que se faz necessário novos formatos de educação, onde o professor passe a ser o mediador do processo de aprendizado, aumentando a capacidade dos alunos e das escolas, sobre os fracassos escolares em nosso país e que, tanto a autoeficácia como o socio interacionismo em si, superam o formato tradicional de ensino, sobrepondo a falência educacional nacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria social cognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social cognitive theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | Teoria socio interacionista e autoeficácia: uma visão crítica reflexiva | - |
| Título: dc.title | Social interaction theory and self-efficacy: a reflective critical vision | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: