
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Torino, Lígia Patrícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Torino, Emanuelle | - |
| Autor(es): dc.creator | Paiva, Márcia Regina | - |
| Autor(es): dc.creator | Nakasato, Maitê Mitiko | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/46 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087762 | - |
| Descrição: dc.description | Since the technological evolution, the Internet emerges as a new form of communication through the connection of several computers and becoming an apparently inexhaustible source of information besides enabling the use of e-mail and, thus, also allowing communication with images and sound in real time. In this context, the library which has information as main product, started making use of this technology that brought improvement to its service due to the fact that information became available in a much shorter time. Therefore, this paper has the objective of checking the degree of satisfaction of the students after the implementation of the Pergamum system at the Federal University of Technology Paraná, Campo Mourão Campi. The descriptive method was used since the data collecting and analysis allowed a description of the student opinions in relation to the new system. Results show that the system was effective since information has been easily retrieved and used. The use of the library has become more efficient. It has also caused an impact on students and employees who needed to face new behaviour patterns. | - |
| Descrição: dc.description | A partir da evolução tecnológica, a internet surge como uma nova forma de comunicação através da conexão de vários computadores, tornando-se uma fonte aparentemente inesgotável de informação, possibilitando o uso de correio eletrônico, a comunicação com imagem e som em tempo real. Nesse contexto, a biblioteca, que tem como principal produto a informação, passou a usufruir desta tecnologia, a qual proporcionou a melhoria na prestação de seus serviços, possibilitando aos usuários obter informações em um menor tempo. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar o grau de satisfação dos alunos após a implantação do sistema Pergamum na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão. Utilizou-se o método descritivo, uma vez que os dados coletados e analisados permitiram a descrição das opiniões dos alunos com relação ao novo sistema. Os resultados obtidos mostram que o sistema é bom, pois permite viabilizar um melhor uso e uma maior eficiência da biblioteca, sendo de fácil entendimento e utilização. Também causou impacto, porque exige um novo comportamento por parte dos alunos e funcionários. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Relação: dc.relation | Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - automação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema Pergamum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Library automation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pergamum system | - |
| Título: dc.title | A satisfação dos alunos após a implantação do Sistema Pergamum na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Campo Mourão | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: