Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Alberson da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:02:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:02:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087725 | - |
Descrição: dc.description | Mathematics education seeks to form individuals who are capable of living in society, critically and respectfully in the most diverse situations. Mathematical modeling allows you to work on interdisciplinarity, as it is a teaching strategy that seeks to create models of characteristics from the most diverse scientific areas in the real world. and leading students to find their solutions. In this sense, this work aims to verify the contribution of modeling as a strategy in teaching mathematics. The work used as a methodological procedure for bibliographical research. The research was carried out on the Scielo and Google Scholar platforms. This study discovered that Mathematical Modeling is a promising teaching method, which is increasingly gaining ground in the school environment, as it aims to provide learning through problems that are part of the student's reality, and ensures that the student becomes an active and thinking in the teaching-learning process. | - |
Descrição: dc.description | A educação matemática busca formar indivíduos que sejam capazes de viver em sociedade, de forma crítica e respeitosa nas mais diversas situações. A modelagem matemática permite trabalhar a interdisciplinaridade, pois é uma estratégia de ensino que procura criar modelo de fenômenos das mais variadas áreas cientificas do mundo real. E levando os alunos a encontrar suas soluções. Nesse sentido, este trabalho objetiva verificar a contribuição da modelagem como estratégia no ensino da matemática. O trabalho utilizou como procedimento metodológico o levantamento bibliográfico. A pesquisa foi feita nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Este estudo permitiu perceber que a Modelagem Matemática é um promissor método de ensino, que cada dia mais ganha espaço no ambiente escolar, pois visa proporcionar a aprendizagem através de problemas que fazem parte da realidade do aluno, e proporcionam que este se torne um ser ativo e pensante no processo de ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A arte de transformar problemas reais em problemas matemáticos: modelagem matemática como estratégia de ensino | - |
Título: dc.title | The art of transforming real problems into mathematical problems: mathematical modeling as a teaching strategy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: