
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Saito, Olga Harumi | - |
| Autor(es): dc.creator | Schmidt, Elvis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087708 | - |
| Descrição: dc.description | In search for a better representation of three-dimensional reality, non-Euclidean Geometries offer an alternative to the classic euclidianism and the Projective Geometry is one of the highlights. The purpose of this word is contribute to the assimilation of definitions such as perspective, projection, and the principle of duality, through illustrations. And, from important results as Desargues’ Theorem, Pappus’ Theorem and Pascal’s Theorem, we want to facilitate understanding and viewing some of the perspective techniques that can be adapted for use in classroom by Basic Education teachers. The application of a workshop of Projective Geometry in a class of 6th grade of elementary school and the evaluation of the results revealed that the theme can be developed in a promising way with students in basic education, getting a better comprehension of the real object and associating it to the mathematical content involved. | - |
| Descrição: dc.description | Capes | - |
| Descrição: dc.description | Na busca por uma melhor representação da realidade tridimensional, as Geometrias não- Euclidianas oferecem uma alternativa ao euclidianismo clássico e um dos destaques e a Geometria Projetiva. Assim, o objetivo deste trabalho e, através de ilustrações, contribuir para a assimilação de definições como perspectiva, projeção e o principio da dualidade. E, a partir de resultados importantes como o Teorema de Desargues, o Teorema de Pappus e o Teorema de Pascal, queremos facilitar a compreensão e a visualização de algumas das técnicas de perspectiva que podem ser adaptadas para o uso na sala de aula pelos professores da Educação B ́ sica. A aplicação de uma oficina de Geometria Projetiva em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental e a avaliação dos resultados revelaram que o tema pode ser desenvolvido de maneira promissora com os estudantes na Educação B ́ sica, obtendo uma melhor compreensão do objeto real e associando-o ao conteúdo matemático envolvido. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria não-Euclidiana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria projetiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Demonstração automática de teoremas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço e tempo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Non-Euclidean | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perspective | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Projective | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automatic theorem proving | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Space and time | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: