O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaito, Olga Harumi-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Elvis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:01:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:01:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087708-
Descrição: dc.descriptionIn search for a better representation of three-dimensional reality, non-Euclidean Geometries offer an alternative to the classic euclidianism and the Projective Geometry is one of the highlights. The purpose of this word is contribute to the assimilation of definitions such as perspective, projection, and the principle of duality, through illustrations. And, from important results as Desargues’ Theorem, Pappus’ Theorem and Pascal’s Theorem, we want to facilitate understanding and viewing some of the perspective techniques that can be adapted for use in classroom by Basic Education teachers. The application of a workshop of Projective Geometry in a class of 6th grade of elementary school and the evaluation of the results revealed that the theme can be developed in a promising way with students in basic education, getting a better comprehension of the real object and associating it to the mathematical content involved.-
Descrição: dc.descriptionCapes-
Descrição: dc.descriptionNa busca por uma melhor representação da realidade tridimensional, as Geometrias não- Euclidianas oferecem uma alternativa ao euclidianismo clássico e um dos destaques e a Geometria Projetiva. Assim, o objetivo deste trabalho e, através de ilustrações, contribuir para a assimilação de definições como perspectiva, projeção e o principio da dualidade. E, a partir de resultados importantes como o Teorema de Desargues, o Teorema de Pappus e o Teorema de Pascal, queremos facilitar a compreensão e a visualização de algumas das técnicas de perspectiva que podem ser adaptadas para o uso na sala de aula pelos professores da Educação B ́ sica. A aplicação de uma oficina de Geometria Projetiva em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental e a avaliação dos resultados revelaram que o tema pode ser desenvolvido de maneira promissora com os estudantes na Educação B ́ sica, obtendo uma melhor compreensão do objeto real e associando-o ao conteúdo matemático envolvido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria não-Euclidiana-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria projetiva-
Palavras-chave: dc.subjectDemonstração automática de teoremas-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço e tempo-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry, Non-Euclidean-
Palavras-chave: dc.subjectPerspective-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry, Projective-
Palavras-chave: dc.subjectAutomatic theorem proving-
Palavras-chave: dc.subjectSpace and time-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleO ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.