Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Noronha, Robinson Vida | - |
Autor(es): dc.creator | Buiar, José Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087685 | - |
Descrição: dc.description | The traditional learning practices adaptation to the distance learning introduces several changes in school practice. Since in distance learning the direct contact between educators and students does not exist, new technological artifacts become necessary in order to replace direct interaction. One of these artifacts is the discussion forum, which works as a catalyzer element of the communication between involved ones and can be an important tool in the educational process. Nevertheless, non-structured nature of text messages on a forum hampers its use as a tool in individual student assessment. Analysis and qualification of message contents stored on a forum represents an important challenge for instructors. The absence of a formal representation of concepts, ideas and beliefs from students could be designated as one of the factors that make this challenge even harder. This research proposes the development of a model that allows the messages on a forum can be structured and represented. This structuration considers three message aspects: i) presented concepts, ii) who has presented it, and iii) when concepts have been presented. As a means to validate this model, a computer program was developed and tested in a Moodle virtual environment forum. The concepts developed to the Structuration and Representation of the Forum Messages Model were used on this computer program development. Through the use of this model a map or guide is generated. This map or guide can be accessed by the professor or instructor. This new feature can be used as a support tool to analysis or evaluation of a Moodle forum environment. | - |
Descrição: dc.description | A adaptação dos sistemas tradicionais de ensino presencial para o ambiente de ensino a distância introduz diversas mudanças na práxis escolar. Com a ausência do contato direto entre educador e educandos, surge a necessidade de utilização de artefatos tecnológicos que substituam a interação direta. O fórum de discussão é um desses artefatos tecnológicos. Ele possui a característica de ser um elemento catalisador da comunicação entre os envolvidos e pode ser um importante instrumento no processo educacional. Contudo, a natureza não estruturada das mensagens textuais de um fórum dificulta o seu uso como instrumento na avaliação individual do aluno. A análise e qualificação do conteúdo das mensagens armazenadas em um fórum representa um grande desafio para o instrutor. A ausência de uma estrutura formal de representação dos conceitos, crenças e idéias dos alunos poderia ser apontado como um dos elementos que contribuem para esse desafio. A proposta desta pesquisa é o desenvolvimento de um modelo que permita a estruturação e representação das mensagens de um fórum. Essa estruturação considera três aspectos da mensagem: i) os conceitos apresentados, ii) quem os apresentou e finalmente iii) quando esses conceitos foram apresentados. Para validar esse modelo, um programa de computador foi desenvolvido e testado em um fórum do ambiente virtual Moodle. O conceitos desenvolvidos para o Modelo de Estruturação e Representação das Mensagens do Fórum foram utilizados no desenvolvimento desse programa de computador. Por meio desse modelo de estruturação e representação das mensagens, um mapa ou guia é gerado. Esse mapa ou guia pode ser acessado pelo professor ou instrutor. Esse novo recurso desenvolvido, pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio à análise ou avaliação do fórum do ambiente Moodle como um todo ou de cada participação individual do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fórum (Debates) - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multímidia interativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ssoftware - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge representation (Information theory) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forums (Discussion and debate) - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interactive multimedia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software – Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Título: dc.title | Modelo para estruturação e representação de diálogos em fórum de discussão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: