
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Filipe Rudnik | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19828 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087665 | - |
| Descrição: dc.description | The current paper aims to get a robust way to electric dimensioning of automotive alternator. Electric automotive embedded demand continues to increase, so it is important to predict project costs in early stages and ensure supply to electric loads and recharging batteries. The research has resulted in three methods of alternator calculation, in which all take into account electrical loads divided by the time in which they're linked. With this information were created three spreadsheets in a same template, where inputs are the power or current of each consumer unit and outputs are alternator nominal currents and alternator idle speed. The results obtained showed large variation between the three methodologies. For minimum current to feed all charges had a variation of 68.97% and current in idle speed of 81.01%. For the same application, by one of the methods would be necessary to have two alternators, while for the other two, only one. The results have made it possible to find a method that approached more from reality and guaranteed conditions of electric supply and recharging of batteries. However, some points could have been listed for improvements in future papers. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho visa buscar um meio robusto para o dimensionamento elétrico do alternador automotivo. A demanda elétrica embarcada automotiva continua aumentando, assim é importante prever gastos com projetos em fases iniciais e assegurar alimentação das cargas elétricas e recarregamento das baterias. A pesquisa resultou em três métodos de cálculo de alternador, em que, todos levam em consideração as cargas elétricas dividas pelo tempo em que ficam ligadas. Com estas informações foram criadas três planilhas de cálculo em um mesmo template, onde as entradas são a potência ou corrente unitária de cada consumidora e as saídas são as correntes nominais e de velocidade idle (marcha lenta) do alternador. Os resultados obtidos apresentaram grande variação entre as três metodologias. Para corrente mínima para alimentar todas as cargas teve uma variação de 68,97% e a corrente em velocidade marcha lenta de 81,01%. Para uma mesma aplicação, por um dos métodos seria necessário utilizar dois alternadores, enquanto pelos outros dois, apenas um. Os resultados encontrados permitiram encontrar um método que se aproximou mais da realidade e garantiu condições de suprimento elétrico e recarga de baterias. Entretanto, alguns pontos podem foram listados para melhorias em trabalhos futuros. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Baterias elétricas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Instalações elétricas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Ignição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Equipamento elétrico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric batteries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Electric wiring | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Embedded computer systems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Ignition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Electric equipment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
| Título: dc.title | Dimensionamento elétrico para alternadores automotivos | - |
| Título: dc.title | Electric dimensioning to automotive alternators | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: