Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8521202508638875 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Florczak, Marcos Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Gebara, Maria José Fontana | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Jean Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087660 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Radiações e telescópio: uma proposta para o ensino médio: caderno de sugestões de atividades educacionais | - |
Descrição: dc.description | This study presents characteristics and relevant discussions on research conducted at the Postgraduate Program in Scientific, Educational and Technological Formation in Federal University of Technology-Parana- UTFPR-Campus Curitiba / PR. This study consists of elements that permeate the questioning of the teaching of Physics for the 3rd year of high school in public schools in general and in particular the State College Paulina Pacific Borsari, in Curitiba / PR. This research presents teaching strategies to address radiation in high school, with the space telescopes as motivating objects, from the perspective of communicative action by Jürgen Habermas, considering the speech use in explanatory domain in order to achieve student cognitive structure, so that this learner can relate the learned concepts with other domains: objective, social and subjective. By making the relationships in the three mentioned domains, it is expected that the student has been able to establish interrelationships in their cognitive structure between prior knowledge and new concepts. This process involves the assimilation and retention of new knowledge, according to stabilized theoretical models, aiming a meaningful learning, according to Meaningful Learning Theory by David Ausubel and colleagues. Data from this study were constituted by: written records in field diary, made by the researcher; audio recordings of the developed educational activities; conceptual maps made by the teacher and students; questionnaires answered by students. These data were analyzed by means of Content Analysis. Among the results, it can be highlighted some evidence of assimilation of scientific concepts for the expansion of explanatory domain and of establishment of relations between science and technology in reference to objective, social and subjective domains. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta características e discussões pertinentes à pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Curitiba/PR. Esta pesquisa é constituída de elementos que permeiam a problematização do ensino de Física para o 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas em geral e em particular do Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari, em Curitiba/PR. A referida pesquisa apresenta estratégias de ensino para abordar Radiações no Ensino Médio, tendo como objeto motivador os telescópios espaciais, dentro da perspectiva do agir comunicativo de Jürgen Habermas, do uso do discurso no âmbito explicativo com o intuito de atingir a estrutura cognitiva do aluno, para que este consiga relacionar os conceitos aprendidos com os demais âmbitos: objetivo, social e subjetivo. Ao fazer as relações nos três âmbitos citados, espera-se que aluno tenha conseguido estabelecer na sua estrutura cognitiva inter-relações entre os conhecimentos prévios e os novos conceitos. Esse processo envolve a assimilação e retenção de novos conhecimentos, de acordo com os modelos teóricos estabilizados, para aprendizagem significativa, de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e colaboradores. Os dados desta pesquisa foram constituídos por meio de: registros escritos em diário de campo, elaborados pelo pesquisador; gravações em áudio das atividades educacionais desenvolvidas; mapas conceituais elaborados pelo professor e pelos alunos; questionários respondidos pelos discentes. Esses dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Entre os resultados, podem ser destacados indícios de assimilação de conceitos científicos para a ampliação de âmbito explicativo e estabelecimento de relações entre ciência e tecnologia em referência aos âmbitos objetivo, social e subjetivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação - Estudo e ensino - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telescópios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiation - Study and teaching - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflecting telescopes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy - Study and teaching (High school) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | - |
Título: dc.title | Radiações e telescópios: uma proposta educacional para o ensino e aprendizagem de Física no ensino médio | - |
Título: dc.title | Radiation and telescopes: an educational proposal for the teaching and learing of Physics in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: