
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Lívia Gariani Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7858 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087630 | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: The body stability and the balance in a new support of shaft may be cited as fundamental motor skills of dancers. The Pilates seeks to integrate physical and mental work while performing some specific exercises and, with it, there is gain of strength, endurance and muscle flexibility. The specific skills that ballet demands are very similar to the benefits that Pilates proposes, therefore, it is believed that the Pilates can add on technique to the dancers. Objective: Analyze the influence of practicing Pilates method on the balance dancers. Methodology: Sample of 13 dancers with 25,9 ± 5,0 years. A group of dancers called the control group (CG) and another group of Pilates practitioners dancers (PG). The balance tests were performed on a force plate. Data were analyzed by t test for independent samples (p<0,05). Results: No significant differences were found between PG and CG during conditions about static posture and half point on both feet, on the other hand, significant differences were found during conditions about half point on single foot and pivot (p<0,05) in all variables observed on the force plate (oscillation of the pressure center in the anteroposterior and medial-lateral directions, final speed of oscillation and oscillation’s amplitude). Conclusion: The study showed significant results and may conclude that Pilates has added the performance of the balance of the dancers. | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A estabilidade corporal e a sustentação em um novo eixo de equilíbrio podem ser citadas como habilidades motoras fundamentais de bailarinas. O Pilates procura integrar o trabalho corporal e mental durante a execução de exercícios específicos e, com ele, há aumento de força, resistência e flexibilidade muscular. As habilidades específicas que o balé exige são muito semelhantes aos benefícios que o Pilates propõe, por isso, acredita-se que o Pilates acrescente em técnica para as bailarinas. Objetivo: Analisar a influência da prática do método Pilates sobre o equilíbrio em bailarinas. Metodologia: Amostra de 13 bailarinas de 25,9±5,0 anos. Um grupo de bailarinas chamado de controle (GC) e outro grupo de bailarinas praticantes de Pilates (GP). Os testes de equilíbrio foram efetuados sobre uma plataforma de força. Os dados foram analisados pelo teste t para amostras independentes (p<0,05). Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos GP e GC nas condições postura estática e meia ponta sobre os dois pés, por outro lado, diferenças significativas foram encontradas nas condições meia ponta sobre um pé e pivot (p<0,05) em todas as variáveis observadas na plataforma de força (oscilação do centro de pressão nas direções antero-posterior, médio-lateral, velocidade total de oscilação e amplitude de oscilação). Conclusão: O estudo apresentou resultados significativos, podendo concluir que o Pilates contribuiu para melhora no desempenho do equilíbrio estático e dinâmico das bailarinas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Educação Física | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação Física | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pilates, Método | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bailarinas - Ferimentos e lesões | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equilíbrio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pilates methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ballerinas - Wounds and injuries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equilibrium | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
| Título: dc.title | O efeito do método pilates sobre o equilibrio em bailarinas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: