Processos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cálculo diferencial e integral em tarefas exploratórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorElias, Henrique Rizek-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121-
Autor(es): dc.contributorPereira, Joana da Fonte Dias Gomes da Mata-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3446-014X-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Marcia-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5824-0697-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9566810844019670-
Autor(es): dc.creatorNegrini, Mariana Vasconcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:01:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:01:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087620-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Será que é possível desenvolver o raciocínio matemático em CDI?: reconhecendo processos de racicínio matemático mobilizados por estudantes de CDI em uma tarefa exploratória-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyzes reasoning processes mobilized by Differential and Integral Calculus (DIC) students in discussions from a task of an exploratory nature. The research is qualitative, of interpretative nature, and data collected for analysis are composed of (i) protocols containing written records of the discussions and (ii) audios of the discussions in small groups held in a regular class of the Engineering course of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus, in the year 2019. The discussions of four groups, consisting of 3 students in each group, were analyzed. The results obtained showed, throughout the discussion, excerpts from the groups, a cyclical movement with back and forth, to reason about mathematical relationships and develop statements. Students raise conjectures and, when conjecturing, three distinct pathways were identified, which are: (i) abandon conjecture definitively or provisionally; (ii) refute such conjectures with empirical justifications or logical reasoning, or without justifications; or (iii) accept the conjectures by trying to recognize and explain the validity (or not) of these statements by justifying them with particular cases or pattern recognition. At times, this movement culminated in extending, to more general situations, the regularities observed in particular cases (generalize).-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação analisa processos de raciocínio mobilizados por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em discussões a partir de uma tarefa de natureza exploratória. A pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo, e dados recolhidos para análise são compostos por (i) protocolos contendo registros escritos das discussões e (ii) áudios das discussões nos pequenos grupos realizados em uma turma regular do curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, no ano de 2019. Foram analisadas as discussões de quatro grupos, compostos por 3 estudantes em cada grupo. Os resultados obtidos evidenciaram, ao longo dos trechos de discussão dos grupos, um movimento cíclico, com avanços e recuos, de raciocinar sobre relações matemáticas e desenvolver afirmações. Os estudantes levantam conjecturas e, ao conjecturar, foram identificados três percursos distintos, que são: (i) abandonar conjecturas definitivamente ou provisoriamente; (ii) refutar tais conjecturas com justificativas, ou sem justificativas; ou ainda (ii) aceitar as conjecturas buscando reconhecer e explicar a validade (ou não) dessas afirmações justificando. Em alguns momentos, esse movimento culminou com o estender, para situações mais gerais, as regularidades observadas em casos particulares (generalizar). Com isso parte deste trabalho será sintetizada em um produto educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etc-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential calculus-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus integral-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleProcessos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cálculo diferencial e integral em tarefas exploratórias-
Título: dc.titleMathematical reasoning processes mobilized by students of differential and integral calculus in exploratory tasks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.