Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | - |
Autor(es): dc.contributor | Schiavon, Gilson Junior | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5642-078X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, André Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3675-9954 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3396673427993412 | - |
Autor(es): dc.contributor | Schiavon, Gilson Junior | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5642-078X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Rubens Dias do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087611 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto: Material digital para o terceiro ano do ensino médio: efeito fotoelétrico | - |
Descrição: dc.description | Our work aimed to investigate the potential of a digital physics material, with the theme of the photoelectric effect, developed in the light of Gagné's learning theory in a third year high school class of a private school in the city of Maringá, northwest region of the state. from Paraná. This proposal constitutes an educational product of the National Professional master’s in physics teaching. A qualitative research methodology was adopted. This work is based on Gagné's Learning Theory with a focus on Science, Technology and Society. Questionnaires were used for data collection, an initial questionnaire in order to verify the students' previous knowledge and a final one to identify a possible integrative reconciliation about the contents. The results show that the students evolved in the concepts of physics and also in the application of physics in the students' daily lives, mainly in the technological areas. In this way, we perceive evidence of a significant learning of the students in the subject of the photoelectric effect and, in the interdisciplinary relations with other related subjects. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Nosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de um material digital de física, com o tema do efeito fotoelétrico desenvolvido à luz da teoria de aprendizagem de Gagné em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Maringá, região noroeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa. A realização deste trabalho está baseada na Teoria de Aprendizagem de Gagné com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial com o intuito de verificar conhecimentos prévios dos alunos e um final para identificar uma possível reconciliação integradora acerca dos conteúdos. Os resultados mostram que os alunos evoluíram nos conceitos de física e também na aplicação da física no cotidiano dos mesmos, principalmente nas áreas tecnológicas. Dessa forma, percebemos indícios de um aprendizado significativo dos alunos no tema do efeito fotoelétrico e, nas relações interdisciplinares com outros temas relacionados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Efeito Fotoelétrico: material digital de apoio aos alunos do terceiro ano do ensino médio | - |
Título: dc.title | Photoeletric effect: digital support material for third year students of high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: