Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Denise Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Denise Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Carla Dantas da | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalmas, Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardino, Luiz Gustavo Carneiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087566 | - |
Descrição: dc.description | In emergency situations, drivers tend to apply the brakes with maximum force. It is extremely important that, in these situations, the braking system works properly, which can only be guaranteed by proper maintenance, in accordance with the vehicle manufacturer's guidelines. Neglecting or postponing brake maintenance is a common cause of traffic accidents. This study focuses on the importance of brake maintenance, evaluating the influence of new and used brake pads on braking distance. The theoretical basis of the work involved the study of brake system configurations and their components, as well as research related to braking systems and maintenance. The tests were carried out on a Kia Besta van, in dry road conditions, at speeds of 30 and 40 km/h, using new and used brake pads and a chronograph to measure braking speed and time. Through the average values obtained from 8 different tests, it was observed that the braking distance can be reduced by 50.58% at a speed of 30 km/h and 26.54% at 40 km/h when using new brake pads compared to used ones. These results show the importance of regular brake system maintenance. | - |
Descrição: dc.description | Em situações de emergência, motoristas tendem a acionar o freio com força máxima. É extremamente importante que, nessas situações, o sistema de freios funcione corretamente, o que só é garantido por meio de uma manutenção adequada, conforme as orientações do fabricante do veículo. Negligenciar ou adiar a manutenção dos freios é uma causa comum de acidentes de trânsito. Este estudo foca na importância da manutenção dos freios, avaliando a influência de pastilhas de freio novas e usadas na distância de frenagem. O embasamento teórico do trabalho envolveu o estudo de configurações de um sistema de freios e os seus componentes, além de pesquisas relacionadas ao sistema de frenagem e manutenção. Para a realização dos testes foi utilizada uma van Kia Besta, em condições de pista seca, com velocidade de 30 e 40 km/h, utilizando pastilhas novas e usadas e um cronotacógrafo para medir a velocidade e o tempo de frenagem. Através dos valores médios obtidos por meio de 8 testes distintos, observou-se que a distância de frenagem pode ser reduzida em 50,58% a uma velocidade de 30 km/h e 26,54% em 40 km/h ao se utilizar pastilhas de freio novas em comparação com as usadas. Estes resultados mostram a importância da manutenção regular do sistema de freios. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manutenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes - Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brakes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maintenance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accidents - Prevention | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Avaliação da eficácia da manutenção preventiva em freios automotivos | - |
Título: dc.title | Evaluating the effectiveness of preventive maintenance on automotive brakes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: