Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Rigoni, Maria Elisabete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087562 | - |
Descrição: dc.description | A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader-response criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: