Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonca, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonca, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Marco Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22067 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087531 | - |
Descrição: dc.description | This work has as its theme, "Ethics in School" and aims to understand or investigate how ethics, influences the relationship of learners with school and the school community, and whether it influences the formation and completion of their studies, This is all from the point of view of the students. A semi- structured questionnaire was applied with this theme. It is interesting to note that when asked if the students had already had an ethics class, forty-eight percent (48%) answered yes, and when asked, if the students see an elderly person standing on the bus, and what they would do, it is important to point out that 82% claimed that they would give up their place, this shows that when the subject is widely discussed and brought to the reality of the students, the results are satisfactory, and the result of the other questions, puts the proof a question that has to be directed to the school and society in general: is the school fulfilling its role? It is concluded that the Managers, Coordinators and Teachers need to devise pedagogical strategies that take advantage of the culture of the students, so that topics so pertinent to society are internalized so that learning happens, and that the school strives to form better students and consequently better citizens. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática, “A Ética na Escola” e tem como objetivo, entender ou investigar como a ética influencia na relação dos educandos com a escola e a comunidade escolar, e se influencia na formação e na conclusão dos seus estudos, na ótica dos educandos. Foi aplicado um questionário semi estruturado com esta temática. Observou-se que 48%, responderam que tiveram a abordagem sobre ética na escola, e quando indagados se vissem um idoso em pé no ônibus, o que fariam, é importante ressaltar que 82% dos alunos alegaram que cederiam o seu lugar, isso mostra que quando o assunto é amplamente discutido e trazido para a realidade do aluno, os resultados são satisfatórios, e que o resultado das demais questões, põem a prova, uma pergunta que tem que ser direcionada para a escola e a sociedade em geral: será que a escola está cumprindo o seu papel? Conclui-se que os Gestores, Coordenadores e Professores, precisam traçar estratégias pedagógicas que aproveitem a cultura dos educandos, para que temas tão pertinentes à sociedade sejam internalizados, para que a aprendizagem aconteça, e que a escola passa formar melhores alunos e consequentemente melhores cidadãos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tolerância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Respeito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toleration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Respect | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A ética na escola | - |
Título: dc.title | Ethics in school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: